20 km Cascais

Nos passados meses de Novembro e Dezembro passei por altura um pouco atípica: tive 4 fins de semana seguidos com provas. Se por um lado, foram semanas de grande retorno (melhores tempos batidos e pódios), foram também semanas em que o treino nem sempre foi feito como mandam as regras. Ao contrário desses meses, estou numa altura em que só me apetece treinar e nenhuma prova me atrai minimamente. Tive a ver e rever calendários de provas para ter pelo menos uma prova este mês de Fevereiro e uma no mês de Março em que realmente vá “dar o litro”.

Mesmo assim aceitei ir pelo Weventual aos 20 km Cascais com o objetivo de ir fazer um bom treino longo. Treinar em provas é uma coisa que não faço regularmente, mas que sinceramente gosto e muito. Sentir aquele bichinho de estar numa prova, mas não ficar nervoso e poder apreciar realmente a prova e o percurso faz bem à minha cabeça. Apesar dos 20 km Cascais serem um pouco mais do mesmo, acaba por ser uma prova bastante bonita e com um percurso que não é propriamente fácil.

Fonte: AMMagazine
Depois de um pequeno aquecimento (para um treino não é preciso mais..) segui para o bloco de sub1h25m (obrigado HMS pela organização por blocos) e depois de algumas hesitações lá foi dado o tiro de partida. Não há muito para falar sobre a prova, afinal foi um treino :) Segui num ritmo controlado, com algumas acelerações para ultrapassar atletas que ia acompanhando durante alguns minutos.

A partir do km 8/9 o vento aumentou e começou a fase dos pensamentos parvos: "onde é que eu me vim meter", "estava tão bem a treinar na minha zona" ou "mas quando é que esta porra acaba". Depois de alguma quebra no ritmo, seguiu-se a viragem por volta do km 11/12 e o aumento de ritmo de treino também. Tinha planeado algo em torno dos 3:50\km, ritmo que vinha a cumprir, mas talvez impulsionado pelo vento a favor e pelas palavras de incentivo de quem ia passando no retorno (sabe bem poder responder a essas palavras sem estar a morrer :), mesmo a subir o ritmo foi baixando para a casa dos 3:40\km.

Fonte: Friends2Run
Nos últimos quilómetros (mesmo com o bom declive positivo) decidi puxar pela máquina e fui na casa dos 3:30\km, acabando por cruzar a meta com 1h15'05''. É curioso ver como no ano passado dando quase o meu melhor, passei aos 20km com cerca de 1h18' e agora em treino sem esforçar muito fiz bem melhor. Dá gosto observar estes números! Uma palavra sobre a organização da HMS, que na minha opinião estiveram muito bem e conseguiram fazer esquecer um pouco o descalabro da edição anterior.

Concluindo o meu primeiro parágrafo, dia 1 de Março (pronto já não é bem Fevereiro) vou fazer a Corrida da Árvore (até hoje só por uma vez corri em Monsanto) e a 29 de Março decidi sair das “redondezas” e vou até Salvaterra de Magos fazer a 15ª dos seus famosos 12 km, intercalando estas duas provas com a Meia Maratona de Lisboa em ritmo de treino. Até lá, é carregar nos treinos!

Resultados: 20 km Cascais

20 km Cascais
fevereiro 16, 2015
13

Comentários

  1. Quando na desportiva vais bem melhor que há um ano. O que diz tudo :)

    Um abraço e força para a Árvore e Salvaterra (aproveita o mês da enguia nos seus restaurantes!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim diz mesmo, mas pronto também tenho que considerar que naquela altura estava a recuperar a forma de estar vários meses parado!

      Humm a ver se arranjo companhia para Salvaterra :)

      Um abraço!

      Eliminar
  2. A tua evolução num ano é fantástica....parabéns por isso!!! ;)
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Maravilha! Assim se vê, de ano para ano, o quanto evoluímos.
    Mas olha, sabes que mais?! ADORO os teus ténis!!! Lindos!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh por acaso quando vi as fotos pensei "olha que ficam melhor em fotos do que ao vivo" e portanto já gosto mais deles :p

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Estás forte Vitor! Parabéns por conseguires manter o nível lá em cima!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a ambição é elevar ainda mais o nível! Obrigado Luis :)

      Um abraço!

      Eliminar
  5. Está muito forte Vitor! Belo treino que fizestes, parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Arre! Abençoados treinos a esse ritmo ahah

    Brutal mais uma vez ;) Continua a carregar!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser João :)

      Quero ver também o resultado em prova da tua carga de treinos!

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me