18.º Corta-mato de Santo António dos Cavaleiros

Falta acrescentar o seguinte ao título: e Campeonato Regional Corta-mato curto. Mas começando de início. Este mês não era para fazer nenhuma prova, mas para aproveitar as provas grátis do Troféu Corrida das Coletividades, decidi fazer um corta-mato. E quando o pessoal da minha equipa decidiu vir também, ainda melhor. O problema foi quando já na zona da prova, descobri que de ser o Corta-mato de Santo António dos Cavaleiros, também era o Campeonato Regional Corta-mato curto. Portanto: soltem os atletas de alto gabarito!

Ponto prévio: ontem fiz fartlek. 8x1km, coisa pouca para quem nunca tinha feito tal treino. Já em relação à prova a história é simples, afinal foram apenas 4km (4 voltas). Antes da prova fiz com o pessoal do Vale Grande 40 minutos em ritmo lento. Perto da 11h fui para a zona da partida. A hora marcada para os juniores e seniores masculinos era às 11h. Na hora marcada, foi dada partida. Impecável. Muitas organizações de alto nível precisavam de aprender alguma coisa. Uma prova com diversas partidas e todas à hora marcada.

Partida dada e logo nos primeiros metros foi separado o trigo do joio. Fiquei com tantos atletas à minha frente que até me fez impressão. Outra coisa que não estou habituado é de ter o cuidado de não atropelar ninguém ou que não me atropelem a mim, isto porque os trilhos tinham pouca largura e quase que nem lado a lado dava para ir em algumas partes. A 1ª volta foi feita em ritmo controlado, pois com tanta subida e descida num só quilómetro, o desgaste é intenso, já para não falar que logo nas primeiras subidas os meus quadríceps queixaram-se do treino do dia anterior). Na 2ª volta manteve-se tudo igual, sempre com muito cuidado em certas curvas para não escorregar (diferença de fazer corta-mato com bicos ou sem bicos).

corta-mato loures
Fonte: RUN 4 FFWPU
À 3ª volta percebi que nas subidas estava bastante melhor do grupo que seguia à minha frente e colei-me a eles. Um por um fui passando-os e na 4ª volta segui-a com quem liderava esse grupo. Na última descida esse atleta chegou a passar-me, mas nos últimos 200m dei tudo o que tinha e consegui terminar com uma vantagem confortável (no final nem sabia onde estava a meta, foi por sorte que não fui pelo caminho errado).

corta-mato loures
Fonte: RUN 4 FFWPU
Acabei em 10º da geral e 8º dos seniores. Não foi nada mal tendo em conta que cheguei a estar +- em 20º durante a prova. Um pormenor que me esqueci de referir é que esta semana tenho lidado com dores no tibial da perna esquerda. São dores um pouco limitativas, mas por sorte na prova nem as senti. Já levei uma coça na marquesa e estou a precisar de mais uma para ver se isto passa.

corta-mato loures
Fonte: RUN 4 FFWPU
A próxima prova é a Corrida das Lezírias. Nunca a fiz e estou com alguma curiosidade para esta prova que já tem alguma história. Ate lá!

Classificações: Brevemente

ASC Vale Grande
fevereiro 21, 2016
7

Comentários

  1. Parabéns pela prova e vais gostar das Lezírias

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bela prova!! Parabéns. Eu participei duas vezes numa prova curta de corta-mato (4km e 6km) e aquilo não é brincadeira nenhuma.
    Espero que esses dores já tenham ida à vida.
    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me