Corrida das Lezírias 2018

Menos de 24 horas depois do corta-mato mais duro que alguma vez fiz, foi tempo de seguir para as Lezírias para tentar defender o meu 2º lugar do ano anterior. Sabia que ia ser difícil, tinha a certeza que o corpo se ia ressentir mas acima de tudo a vontade de ajudar a minha equipa a alcançar um bom resultado era bem maior.

Falta um grande Rui Henriques que ainda estava a caminho!
Vamos lá fazer um reality check: é óbvio que eu não pensei nesta prova para defender o meu 2º lugar. Quando acabei a prova no sábado mal conseguia andar direito. O objetivo real sempre passou por ajudar a minha equipa a conseguir uma boa pontuação mas sempre encarando a prova como um treino longo mais forte. A verdade é que fui surpreendido pelo próprio corpo. Durante o aquecimento sentia-me um pouco moído, sentia o gémeo direito bastante preso e nem sequer estava com muita vontade de enfrentar mais uma hora de competição. A realidade é que o meu corpo me surpreendeu.

Mal a prova começou percebi que me sentia bem e com velocidade no corpo. Foi sem dificuldade que me juntei ao grupo de atletas da frente e consegui ir ao ritmo deles. O ritmo não era extremamente rápido pois ali toda a gente sabia que a prova era longa e apostar tudo no início podia ser a morte do artista.

Segui durante muitos quilómetros com mais três atletas (um deles não tinha dorsal) sempre num ritmo que estava a conseguir acompanhar. Um atleta do Povoense durante os primeiros quilómetros ainda tentou dar vários puxões no grupo mas eventualmente acabou por ficar para trás mesmo que por volta dos 5 quilómetros eu lhe tenha dito para controlar a respiração. Sou eu que levo sempre com esse aviso e sei que reconhecer quando a respiração de outro atleta está afetar o rendimento dele.

Por esta altura já seguíamos pelo estradão na zona das Lezírias. Tinham-me vendido a notícia que a organização tinha mudado o percurso devido ao estado do piso e esperava que assim fosse. O ano passado o lamaçal deixou-me péssimas memórias e depois do corta-mato do dia anterior o que eu menos desejava era lama. Por outro lado, durante estes quilómetros seguimos contra o vento e por muito que eu me tenha tentado proteger com os atletas do meu grupo (acreditem nunca faço isto, como sabem eu até costumo erradamente ir na frente a levar com o vento...) a fadiga ia-se acumulando.


Aproximadamente aos 7,5 quilómetros fizemos o retorno e um pouco com a ajuda do vento a favor o meu corpo ganhou uma nova vida. Mas foi sol de pouca dura. Aos 10 quilómetros tudo mudou e se os atletas com quem eu seguia começaram a distanciar-se cada vez mais, eu comecei a dar um estoiro valente e a começar a correr contra o tempo para não ficar pelo caminho.

Por esta altura passavam por mim os atletas que seguiam em sentido contrário e nem fazem ideia o quanto lhes tenho a agradecer. Foram uma ajuda enorme! Seguia completamente sozinho mas os vossos incentivos nunca me deixaram ir abaixo. Obrigado!

Não há muito mais história. Cheguei à ponte e na subida ainda tentei dar aquilo que podia para ver se me conseguia aproximar dos atletas da frente que seguiam lá longe no meu horizonte e foi ai que baixei um pouco os braços e decidi que estava na altura de olhar para trás (sim até agora ainda não o tinha feito) e perceber o que tinha de fazer naqueles dois últimos quilómetros. Seguia tão isolado que por mais que tentasse, não via ninguém atrás de mim. Viria a verificar nas classificações que fiquei quase a dois minutos do atleta classificado a seguir a mim.

Puxei o que o corpo e a mente me deixaram e mesmo puxando dos galões a nível psicológico tentando-me motivar a acabar a prova abaixo dos 53 minutos, só no final verifiquei que o meu último quilómetro foi praticamente o pior da prova.

Fonte: Xistarca


De um simples treino forte e vontade de ajudar a equipa, passei para um 3º lugar na geral e 2º lugar no escalão. O desempenho (52m53s) foi muito longe daquilo que podia conseguir mas nem pensem que me sinto de alguma forma chateado. Fiquei bastante satisfeito com o meu resultado e mesmo se não tivesse ido ao pódio, continuaria a sentir-me igual. O mesmo não posso dizer da prova no dia anterior mas sobre isso falaremos mais tarde...

Para terminar em beleza, tive mais um daqueles saborosos momentos com a minha equipa em que até ao último momento não sabíamos se iríamos conseguir o lugar mais alto do pódio. Foi quando anunciaram o segundo classificado como sendo o Povoense que esboçamos do nosso melhor sorriso e expressamos o nosso contentamento! Afinal não é todos os dias que se consegue pelo 2º ano consecutivo ficar em 1º lugar por equipas nas Lezírias!


Odeio fazer tantas provas seguidas mas incrivelmente para a semana lá irei a Vale Figueira para mais um corta-mato da Taça de Loures. Espero que pare de chover pois não me apetece apanhar mais um empeno como o deste sábado... fiquem com uma amostra do meu estado final!

Fonte: RUN 4 FFWPU
Resultados: Corrida das Lezírias 2018
Associação Vale Grande
março 6, 2018
3

Comentários

  1. Muito bom! Parabéns!
    Cansado ou não, quebrado ou não, aguentas-te sempre e em lugares de pódio. Fantástico!

    Um abraço e... esquece o parar de chover até sábado...

    ResponderEliminar
  2. Mais uma grande prova! Parabéns Vitor!

    Já não é a primeira vez que oiço a história de "ah e tal doía-me tudo antes da prova, mas até que correu bem!". Também quero ter dores dessas, LOL :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Excelente desempenho depois da porrada do dia anterior.
    Abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Contact Me