Corrida das Lezírias 2019

As últimas duas semanas foram de muita precaução. Se na semana a seguir à maratona fiz quatro treinos totalizando 1h30m e 20km percorridos, a semana seguinte não foi muito melhor com 3h de treino e pouco mais de 40km nas pernas. Ainda falta muito para a época terminar e quem sabe muitos objetivos para atingir!

Em sintonia com o meu treinador, apostei em fazer a surpresa à minha equipa e arriscar ir à Corrida das Lezírias e ajudar a conseguir um bom resultado coletivo. Digo a surpresa porque os meus queridos colegas não paravam de insistir para eu ir mas eu sempre apostei na defensiva a dizer que poderia não estar em condições. Confesso que as pernas têm vindo a recuperar bastante bem (os primeiros cinco dias pós maratona foram muito maus...) mas dei-me ao luxo de me distrair um pouco à mesa e claro que isso se refletiu na balança. Se há coisa que eu gosto é de comer e comer bem, e os últimos meses foram um pouco controlados nesse aspeto. Esse era o meu maior receio nas Lezírias, que o peso a mais prejudica-se o meu desempenho.

Fosse como fosse, domingo de manhã apresentei-me mais uma vez na linha de partida pronto para dar aquilo que podia. O nosso objetivo era alcançar o pódio mas percebemos que poderia não ser tarefa fácil pois havia muitos e bons atletas este ano que iriam atacar a linha da frente. Sinal de partida e as feras foram para a frente. Não estava à espera de uma partida tão rápida e a medo nem tentei acompanhar os da frente. Claro que 3:19/km no primeiro quilómetro foi rápido mas mesmo assim não foi nenhuma loucura.

Ao 3º quilómetro já estava a um ritmo estável e corria ao lado daquele que seria o meu companheiro praticamente até ao resto da prova. Se não fosse o João Vaz (Alvitejo), nunca teria feito a prova que fiz ontem. Obrigado! foi por esta altura, enquanto descíamos a Ponte Marechal Carmona, que disse ao João que não me lembrava de nos últimos anos ter tanta gente à minha frente nesta prova. Aliás, eu praticamente nem me lembro de ter atletas à minha frente!

Fonte: Irene Inácio
Querem que vos diga uma coisa? Não há grande coisa a contar durante bastantes quilómetros. Seguimos juntos sempre num bom ritmo, só quebrando um pouco na zona da prova que mais parece um corta-mato... Avançando para os 13km, quando subimos novamente a ponte, disse ao João para ir embora que eu não tinha pernas para mais. Estava a sentir-me a fraquejar a nível muscular! Mas passado umas centenas de metros o psicológico entrou em jogo. O João puxou por mim e disse-me para ir tentar apanhar os da frente (seguiam dois atletas no nosso campo de visão). E sabem que mais? Eu fui atrás deles.

Dei tudo aquilo que tinha e consegui ultrapassá-los! Mas ainda havia mais de um quilómetro pela frente... E aguentei. E fiquei bastante contente ao perceber que pouquíssimos segundos depois de mim cortou a meta o João que tinha conseguido puxar dos galões e passar os outros atletas também.

Passei a meta em 4º lugar da geral e 3º do escalão sénior, com 52m54s o meu melhor tempo nas Lezírias! É disto que eu gosto, ter provas competitivas em que tenhas atletas com todo o tipo de andamentos para conseguir elevar o teu nível!

Fonte: Xistarca
Os resultados coletivos acabaram por ser uma história engraçada. Estávamos à espera da entrega dos prémios dos escalões, quando de repente anunciam a Associação Vale Grande como vencedores coletivos. Fizemos uma festa! Fomos entrevistados para o Modalidades.net como podem ver na foto em baixo. O pior veio quando afinal quando nos chamam para ir ao pódio e afinal tínhamos ficado em 2º apenas a 4 pontos do Setúbal... paciência. Por pouco se ganha, por pouco se perde! Foi um excelente resultado na mesma!


Fonte: Xistarca
Agora é tempo de voltar aos treinos. Próximos objetivos... veremos!

Resultados: Corrida das Lezírias 2019

Associação Vale Grande
março 4, 2019
2

Comentários

  1. Duas semanas após a Maratona, melhor marca nas Lezírias!
    Mais uma vez se comprova a minha teoria que se na semana seguinte à Maratona fizermos uma recuperação adequada às nossas capacidades, a seguir anda-se num período fantástico de forma :)
    Muitos parabéns e aproveita bem!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Agora sim, realmente sinto-me bem mas passei uns dias que tinha um andar engraçado eheh

      Vamos ver o que as próximas semanas me reservam :)

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Contact Me