Da Estrada para a Pista

Um ano. Este foi o tempo que eu estive afastado daquele piso tipicamente vermelho a que chamamos de tartan. Desde que compreendi que estava realmente recuperado do que me atormentou no passado, que estava com uma vontade imensa de voltar à pista. Por falta de tempo, entre outras coisas (porque, tal como diz nome de um blog que acompanho, a vida não é só corrida), tenho andando como que a fugir à pista e o treino intervalado é feito exclusivamente em modo fartlek.

Graças a um colega de trabalho que me desafiou/avisou desta prova decidi inscrever-me para matar as saudades. Como sabem tudo o que seja abaixo dos 10 quilómetros não fascina, mas pista é pista! Com o apoio especial da minha mais que tudo na bancada do Estádio do 1º de Maio, sentia-me em condições para dar o meu melhor (curiosamente nos dias antes estava sem vontade de fazer esta prova, mas como se sabe o nosso cérebro funciona de maneiras estranhas). 

Fonte: José Silva
Já na zona da linha de partida, tivemos uma pequena aula de história (que claro para quem queria funcionou como motivação). Dada a partida, tentei-me resguardar e perceber quem iria permanecer no grupo da frente. O problema foi que me deixei estar neste estado durante demasiado tempo e se não fosse o Ernesto Ferreira que estava a ver a prova a acordar-me não sei como teria sido o resto da prova. Ultrapassando o grupo com quem seguia, tentei prosseguir o primeiro classificado do meu escalão, mas percebi que ele levava um demasiado grande e que tentar apanhá-lo abaixo do ritmo que seguia (~3:30\km) poderia estoirar facilmente.

Esta prova estava divida em várias séries, que dividiam os diversos escalões. A Xistarca fez questão de no escalão dos 18 aos 34 anos pôr também atletas de elite nesta série. Nada contra obviamente! Tanto que os três atletas (dois masculinos e uma atleta feminina) acabaram sem dificuldade na frente da série. Porém o regulamento indicava que os prémios estavam divididos em escalões, não falando de nenhuma elite nesta série (isto apenas foi falado num email da Xistarca que continha os horários das séries). Após muita discussão no final da prova o resultado é o demonstrado na fotografia em baixo.

Fonte: José Silva
É o meu primeiro pódio, ficando em 2º lugar do meu escalão! Fiz um registo igual ao meu melhor nos 5000 metros, cruzando a meta com 17'49''. Não é um tempo nada de especial, mas eu também sou apenas um mero atleta amador que treina sozinho, faz os seus planos de treino e que tem como massagista a sua mais que tudo. Por isso para mim o tempo, a conquista, até mesmo o troféu feioso tem todo o valor do mundo!


E com isto entro na recta final desta "época", com mais duas semanas de treino intenso, fazendo no final a VIII Memorial Francisco Lázaro. Até lá! 

da estrada a pista
julho 6, 2014
19

Comentários

  1. Parabéns pelo pódio!
    Bem te vi "às voltas" mas não tinha a certeza se eras tu, agora, já tenho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Para a próxima já podes vir falar comigo :)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pelo pódio!!! :)

    Não deixei foi de rir quando li a frase "cruzando a meta com 17'49''. Não é um tempo nada de especial". He he, para mim seria hiper super sónico! :)

    Um abraço e a ver se nos falamos no Lázaro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!

      Eheheh eu comparo-me com quem é melhor do que eu, e vejo que estou muitos níveis abaixo, por isso é que digo que não é nada de especial :)

      Um abraço

      PS: Não o vi na Lázaro!

      Eliminar
  3. Parabéns...grande tempo e com direito a estreia em pódio e tudo. Em grande!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. ahah muitos parabéns foguetão! Não existem troféus feiosos eheh Grande tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipe! Pois isso é verdade, mas este podia ter sido mais bonito :p

      Eliminar
  5. Excelente!
    Pelo que tenho visto dos teus treinos e provas acho que consegues ainda mais sem grandes problemas. Deverá ter sido do adormecimento.
    Um abraço.

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois agora quando penso nesta prova, também penso que poderia ter conseguido melhor. Mas pronto o futuro o dirá :)

      Um abraço

      Eliminar
  6. Ehehe, idas ao pódio e tudo!
    Parabéns, é um bom começo de fim de época.
    Quer dizer, agora vêm os trails, não é? ;)
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo pódio! Também estive lá... mas não te reconheci! Se tivesse, tinha-te cumprimentado e passado do virtual para o real :)
    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luis! Fico à espera de numa próxima vez vires ter comigo ;)

      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Contact Me