2ª Corrida do Montepio

Uns dias antes da prova:
Eu: “Se um dia baixo dos 35 minutos, deixo a corrida e dedico-me à pesca.”
A seguir à prova:
Miguel: “Então agora vais dedicar-te à pesca?”


No início de Setembro (início da época) falaram-me desta prova. Como era barata e com um percurso plano e já bastante conhecido, decidi inscrever-me com o objetivo de ser a primeira prova da época que iria puxar a sério e na qual já teria algum treino em cima. As coisas não foram bem como eu planeei (participei em outras provas entretanto) mas este sempre foi o meu foco principalmente por causa do percurso.

Depois de uma semana cheia de calor, este domingo começou um pouco mais fresco e com mais uma hora dormida graças à mudança da hora, fui com o Heitor para a missa normal que existe antes das provas. Depois do encontro com o Correr Lisboa e depois com o Weventual (não tendo chegado a tempo para o encontro com o weRun Portugal, sobre o qual falarei em outra altura), seguiu-se o aquecimento e chegou a hora de ir para a partida. Aqui aconteceu a única falha (que eu tenha reparado) da organização da prova a cargo: total e absurda descoordenação no timing de abertura aos atletas da zona da partida, apenas 10 minutos antes da partida. Com cerca de 5000 participantes nos 10 km, custava muito ter feito partida por blocos ou simplesmente abrir a zona da partida mais cedo?

Fonte: Marcelino Almeida
Depois de umas mariquices da HMS lá foi dada a partida. O primeiro quilómetro foi fundamental para aquilo que viria a ser o desfecho da minha prova. Como sempre este foi feito a um ritmo bastante elevado, mas pela primeira vez percebi que poderia aguentar aquele ritmo durante alguns quilómetros. Até aos 5 quilómetros foi sempre a andar, sempre controlando o ritmo 1/2 segundos baixo dos 3:30\km. A estratégia passava por aguentar aquele ritmo e se abranda-se um pouco na segunda parte por cansaço daria pelo menos para fazer abaixo dos 36. Depois da viragem e do medo quando senti o vento a bater contra mim (fator que se revelou insignificante), tentei manter o mesmo ritmo ajudando como sempre o facto de irem aparecendo outros atletas pela frente e tentando-os passar aumentando o ritmo.

Nesta segunda parte aconteceu algo fantástico (para mim): ouvir tanta gente a gritar pelo nome! Foi realmente algo de extraordinário e que me ajudou mesmo muito! Muito obrigado e desculpem por não conseguir retribuir mas realmente o esforço já era demais!

A quebra aconteceu no 8º km numa altura que seguia sozinho (fator que se manteve até ao final) mas na entrada do 9º km apareceu o público a dar o empurrão final. Destaque para o final, com a passagem por baixo do Arco da Rua Augusta e acabando quase no meio da Praça do Comércio. Antes da passagem pelo Arco, olhei para o contador da meta e vi 34’30’’ e caraças! Se tinha chegado ali com aquele tempo não ia deixar que aquela porra de contador passa-se dos 35 minutos!

Já no final! (não sei qual a origem da foto)
Passei a meta com uns inacreditáveis 34’47’’! Nunca na minha vida (na corrida) pensei fazer um tempo destes! Fazer 10 km abaixo dos 3:30\km? Sim claro, nos meus sonhos em que tinha pais quenianos! Mas a verdade é que consegui fazer esta marca, classificando-me em 17º da geral (de 4902 classificados) e 5º do escalão (de 962).

E agora? Um dos objetivos da época foi aniquilado (fazer um tempo na casa dos 35 minutos) faltando-me o objetivo de fazer uma meia maratona abaixo da 1h20m. Nos 10 km, veremos se voltarei a fazer uma marca destas. Na verdade, deveria era cumprir com as minhas promessas e deixar a corrida e dedicar-me à pesca, não é Miguel? Irei pensar seriamente no assunto!

2ª Corrida do Montepio
outubro 27, 2014
19

Comentários

  1. Absolutamente sem palavras pelo tempo tão queniano!
    Muitos parabéns e... quem faz um tempo assim... nunca se pode dedicar à pesca :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns Vitor, e fico duplamente feliz por teres alcançado uma marca tão significativa na tua estreia como weRUNner... Vais ver que com os novos equipamentos, ainda tiras mais alguns segundos!

    Abraço, Campeão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim com o equipamento da weRUN ainda vai correr melhor com certeza! :D

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Grande Vitor! Antes de mais parabéns, eu fui um dos que gritei o teu nome, na zona da estação de Alcântara, já ias tu em direcção à meta e eu em sentido contrário! Fulminastes mesmo! Muitos parabéns, foi com muito gosto que te vi a voar baixinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio! O apoio faz milagres nos quilómetros finais!

      Um abraço

      Eliminar
  4. É o que dá aqueceres comigo. Fez toda a diferença. ;)
    Parabéns! E pergunto eu, onde vais parar? :)

    ResponderEliminar
  5. qual o isco que vais usar ? ahahaha

    parabéns

    Abarço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo nada de pesca :/ mas acho que prefiro continuar sem perceber :)

      Obrigado!

      Abraço

      Eliminar
  6. Muitos parabéns pela prova, Vitor! Isso já é um tempo de outro campeonato! Muito, muito bom para um amador!
    Deixa lá a ideia da pesca e continua no bom caminho da corrida!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luis! Sim para um amador acho que posso ter orgulho nos resultados que alcanço :)

      Um abraço!

      Eliminar
  7. Muitos parabéns...que grande tempo!!! Muito, muito bom....espero agora, que estejas familiarizado com anzóis, canas, marés, etc, etc, tal como estás com ritmos, distâncias, bpm :) ...pensando bem, com essa velocidade toda podes muito bem apanhar os peixes à mão :)
    Abraço e desfruta desta "vitória"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa isso já muita coisa mesmo! Acho que me fico pela corrida :)

      Um abraço!

      Eliminar
  8. Vitor, tenho acompanhado a tua progressão na modalidade desde o inicio e nada vem do acaso, o esforço a dedicação o empenho diario pelos vistos trouxeram resultados enormes, fico muito contente em ver que o "Aquele que gosta de Correr", tornou-se um atleta de altissimo nivel, meus parabens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande Leo! O esforço, dedicação e paciência tipicamente trazem resultados. Espero que ainda tragam mais!

      Um abraço

      Eliminar
  9. Inacreditável tempo Vitor!
    Excelente mesmo. Estás numa forma 5 estrelas.

    Continua a carregar :)

    Abraço.

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser João :) Fico à espera de vires a Portugal para fazermos uns treinos!

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me