segunda-feira, 26 de outubro de 2015

3ª Corrida do Montepio

O post que fiz hoje na verdade deveria ter sido feito depois deste. A entrevista na Rádio Cruzeiro foi à noite mas a manhã já tinha sido de emoções fortes. Emoções ou chuva forte não percebi bem.

Tal como já tinha dito, o meu primeiro grande objetivo da época era a Corrida do Montepio. Mas o objetivo era diferente das provas em que tenho participado. Sabia à partida que era pouco provável ter alguma hipótese na geral tal o mediatismo da prova e a coisa confirmou-se. No bloco de partida da elite era escolher qual era o(a) melhor atleta. O meu objetivo real era bater o meu recorde pessoal aos 10km. Vamos lá ver como é que a coisa correu...

Chuva. Muita chuva. Assim era o cenário na manhã de domingo e assim permaneceu. Mas o facto de referir isto não quer dizer que não goste. Gosto mesmo de fazer provas com chuva, o único se não é as provas que têm viragens e esta obviamente não escapou à regra.

Com o folclore habitual da HMS lá foi dada a partida. No 1º quilómetro aconteceu logo uma coisa que em outra prova qualquer com outros objetivos me desmotivaria mas nesta não me deitou abaixo: um grande grupo distanciou-se de tal forma que nem nunca me passou pela cabeça apanhá-los. Mas continuei na minha e segui ao meu ritmo. Durante os 2 primeiros quilómetros e pouco tive companhia de um atleta mas acabei por o passar e seguir sozinho, como me iria manter praticamente até final da prova.

Fonte: 400 Planos
Na viragem, pés nos travões para não me espalhar e tornei a acelerar o ritmo. Este tipo de provas tem sempre aquele pormenor agradável: o apoio de quem ainda está na 1ª parte da prova. Obrigado a todos, nem sabem o alento que dá ouvir o nosso nome quando claramente vamos em grande esforço. Durante alguns quilómetros continuei a sentir-me bem mas depois perto do 8º quilómetro comecei a quebrar e a ver o andamento a ficar mais lento. A certa altura houve pessoal que seguia em sentido contrário que me deve considerado maluco pois soltei um "fod*-se, anda lá caralh*!" (peço desculpa às possíveis crianças que estejam a ler isto).

Mesmo assim há coincidências felizes. Perto do 9º quilómetro fui-me aproximando de um grupo de 3 atletas que seguiram sempre à minha frente. Não sabendo se eram eles que estavam mais lentos ou era que estava mais rápido colei-me a eles e consegui passá-los, seguindo um deles comigo. Foi uma excelente ajuda pois serve para espevitar um pouco e acelerar o passo para conseguir vantagem sobre o oponente. Perto do final ao subir a rua do Ouro, os meus pés escorregavam em certos tipos de piso. Tive medo bastante medo de fazer as duas curvas que levavam à reta final que passava por baixo do Arco da Rua Augusta.

Fonte: HMS Sports
Um último sprint e estava feito: 33m31s. Objetivo cumprido, batido recorde por uma boa margem! Mesmo assim fica um sabor um pouco agridoce porque o gps só marca 9.9km (e não é o único...) mas vou acreditar que a HMS nisso não falha (quando falha é logo por 1km a mais... não sou nada gozão). Na classificação fiquei em 14º lugar da geral e 11º do escalão mas pronto isso não interessa :)

Agora a próxima prova será mais uma vez para puxar devido à baixa altimetria da mesma. Vou à Corrida da Farmacêutica vingar-me do do 10º lugar obtido em 2014 e espero festejar no final mais uma vitória coletiva do Vale Grande. Até lá!

Resultados: 3ª Corrida do Montepio

15 comentários:

  1. Agora falando de coisas sérias: preferes que eu grite "Força Vitor" ou "Força Oliveira"?!?

    É que à velocidade a que passas é necessário optar entre Vitor e Oliveira...

    ResponderEliminar
  2. Acho que ontem foi "Força Vitor" e tu ias a fazer cara feia. :)

    Um abraço,
    Tiago Veiga

    ResponderEliminar
  3. Impressionante!!! 33.31?!? Muitos parabéns!!!

    Mais uma época a prometer muito!

    Um abraço e força para mais grandes feitos

    ResponderEliminar
  4. Impressionante!!! 33.31?!? Muitos parabéns!!!

    Mais uma época a prometer muito!

    Um abraço e força para mais grandes feitos

    ResponderEliminar
  5. Belo Tempo!

    Sim, estava a chover mas ainda assim :)

    Parabéns pelo RP, muito bom e ainda bem que o objectivo foi cumprido e ainda mais nestas condições.

    Eu também gosto de correr á chuva mas a aderência é sempre prejudicada.

    E sinceramente, a ASICS têm que aprender a fazer solas duráveis mas com aderência no molhado, é apenas disso que tenho saudades das minhas Mizuno Inspire...

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Grande prova Vitor! Mais um bocado e ias buscar os que estavam à tua frente!

    Parabéns pelos 33:31! Cá para mim o GPS deve ter escorregado ou então ias tão rápido que o GPS não te acompanhou!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Belíssimo andamento! Um dos "Força Vitor" foi meu, ehehehehe, mais ou menos perto dos abastecimentos de água, eu julgo que perto do km 3,5 e tu já a chegar ao 7 :) :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio, tu não falhas no apoio :)

      Um grande abraço!

      Eliminar
  8. O chamado "tempo-canhão"!! Sim, senhora, isso é que é andamento.
    Grande prestação!
    Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  9. BOOM! Que bomba!! E aquela foto a chegar à meta com a água a saltar está qualquer coisa. Abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe obrigado Filipe! Sim a foto se não tivesse ficado com aquela coisa de lado, tinha ficado muito boa mesmo!

      Abraço

      Eliminar
  10. Foooooonixxx cara...go ... oda-se, grande tempo. Parabéns páh ... hmm... acho que esta época vai ser ainda melhor do que a última.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos! É para isso que estou a "trabalhar" :)

      Abraço!

      Eliminar