17º Circuito Centenário Cooperativa A Sacavenense

Eu sei, eu sei. Isto é só treinar e deixo aqui a minha tasca às moscas. A minha vida tem andando caótica e ainda nem tive tempo de fazer um artigo sobre o meu próximo objetivo. Mas lá iremos.

A meio desta semana o meu treinador desafiou-me a alterar os planos de treino para o fim de semana e a fazer a primeira prova do Troféu Corrida das Coletividades de Loures. A razão? Pôr competitividade nas pernas, enfrentando os excelentes atletas que costumam ir a esta prova (prémios monetários, daí o chamariz para estes atletas). Teve que se tratar das inscrições da equipa para o Troféu meio à pressão, apenas uns dias antes da prova (obrigado Rui Martins!) e apenas depois de confirmadas as inscrições pude decidir que iria à prova, ou seja, só na sexta-feira passada é que dei o ok ao meu treinador. Curiosidade: já tinha uma vez feito esta prova, ainda representava o CDUL e estava no meu início desta minha aventura pelo mundo do atletismo :)

Como a prova era só às 10:30 em Sacavém, estava relativamente à vontade em termos de tempo. Cheguei faltava menos de uma hora para a prova, já com as provas dos escalões mais baixos a decorrer. Dorsais distribuídos, pequeno aquecimento e fui para a partida. Não me sentia bem, parecia que estava sem força nas pernas e estava um pouco tenso. Tiro de partida dado e essa tensão foi toda embora.

Foi uma partida daquelas que não estou habituado. As primeiras centenas de metros foram feitas por ruas pequenas o me causou uma sensação de impotência pois apenas via atletas à minha frente num ritmo louco e a certa altura estava a andar para 3:10\km e mesmo assim havia atletas a passarem por mim. À passagem do 1º km as coisas já estavam algo estabilizadas e estava apenas concentrado em manter um ritmo alto e a perceber se seria possível alcançar alguns dos atletas que estavam à minha frente.

Fonte: RUN 4 FFWPU
Sabia que depois do 1º km a descer, o próximo seria a subir e por isso seria a minha oportunidade para ganhar algumas posições. Mantendo um ritmo certinho, consegui esse objetivo a 3:20\km. O 3º km era feito de altos e baixos e pela passagem pela zona da partida (a prova é feita em duas voltas ao mesmo percurso). A 2ª volta foi mais tranquila, sempre acompanhado por atletas colados a mim e alguns no meu campo de visão.

O cansaço do sobe e desce quase constante e de estar a forçar um ritmo alto, refletiu-se no 5º km (2º da primeira volta) e a média foi a 3:34\km face aos 3:20\km da primeira volta. Entrando no último quilómetro foi hora de apertar, dar tudo o que ainda tinha, independentemente se estava a descer ou a subir. Ainda consegui ultrapassar 2/3 atletas e volta a ser ultrapassado por um deles.

Fonte: RUN 4 FFWPU
Passei a meta com 21m23s para os 6.4km da prova. Na geral não sei bem em que lugar é fiquei, apenas sei que fiquei em 6º do escalão, conseguindo ainda atingir os prémios monetários (era para os primeiros 8 do escalão sénior). Nem nos meus melhores sonhos hoje pensaria que iria subir ao pódio e ganhar um prémio monetário, por isso além de ter feito uma prova dentro dos meus objetivos, ainda tive essa pequena cereja em cima do bolo.

Fonte: RUN 4 FFWPU
Durante a próxima semana falarei sobre o meu primeiro objetivo de 2017. Até já!

Resultados: 17º Circuito Centenário Cooperativa A Sacavenense

17º Circuito Centenário Cooperativa A Sacavenense
janeiro 29, 2017
4

Comentários

  1. Curiosamente nessa primeira vez que correste a prova, passaste-me no sprint para a meta, como era teu apanágio :P mas grande prova, como disseste, cheia de malta que anda muito e num terreno que nao é fácil, mas que vai ajudar a preparar o que aí vem :D!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grandes memórias, outros ritmos eheh nem nunca pensava poder um dia andar a estes ritmos e ainda querer fazer melhor 😀

      Obrigado! Um grande abraço

      Eliminar
  2. É curioso que também já tive provas que parecia não estar bem e logo após o tiro de partida transfigurei-me.

    Parabéns por mais uma (e a ritmos loucos).

    Ansioso por ouvir qual será o primeiro objectivo de 2017 :)

    Um abraço e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu antes da partida já estava todo nervoso a pensar o que tinha falhado, se tinha comido pouco ao pequeno almoço ou assim. Mas acabou por correr bem :)

      Se calhar estou a pôr demasiadas expetativas, simplesmente é um desafio diferente do normal :)

      Um abraço João

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Domyos T900C

Finalmente, o prometido já há algumas semanas! Fiquem com a minha análise à p…

Zurich Maratón de Sevilla 2019

Há momentos na vida em que temos de decidir aquilo que nos define. Eu felizment…

Corrida da Árvore 2015

Sabem uma coisa? Já andava ressacado com falta de provas. Apesar de ter ido aos…

2020.

Acho que estas últimas semanas conseguem refletir bem o que 2020 está a ser. Es…

MultiSport Weekend Coimbra 2021

Não sei começar este artigo. A última vez que escrevi sobre uma prova foi em 16…

Contact Me