Campeonato Nacional de Estrada 2018

Está feita a primeira aventura de 2018! Desde 2013 que não participava em nenhuma como federado e provavelmente desde essa altura que não estava na presença de centenas de atletas de qualidade tão elevada.

Nos dias que antecederam esta prova tive muitos fatores de distração mas confesso que estava um pouco ansioso. Fora as provas maiores de Lisboa, o nível de competição tende a ser moderado ou por vezes baixo. Não estou de qualquer forma a desvalorizar os atletas (nos quais eu me incluo) que vão a essas provas, simplesmente é a verdade. Fui ver a classificação do ano passado do Nacional de Estrada e ri-me sozinho pois percebi que tinha muito que "dar ao chinelo" se quisesse ficar pelo menos nos 100 primeiros seniores masculinos. Sim 100 primeiros.

A verdade é que com colegas de equipa tudo fica mais fácil antes de uma prova e foi graças a esses que cheguei à linha de partida sem qualquer tipo de nervosismo. O bloco de partida para atletas federados estava mesmo com muita gente mas os blocos atrás de nós eram ainda piores! Portanto já se sabe, a partida foi uma confusão. Parti a medo pois foram ali uns 50 metros em que apesar de dar para correr, existiam demasiadas pessoas à minha volta e o risco de alguém cair era muito elevado.

Fonte: A Natureza Ensina
Sendo o primeiro quilómetro a grande descida da prova teria de ser feito a um ritmo elevado. Juntamente com o segundo quilómetro, foi a fase em que mais atletas ultrapassei, apesar de irem todos a um excelente ritmo. Dado o nível de qualidade de atletas presentes neste Nacional de Estrada, nunca me senti sozinho ao contrário das outras provas. Tive quase sempre alguém com quem ir, o que me ajudou a manter ritmos elevados. Mas também verdade seja dita que ao longo de toda a prova continuei a ultrapassar atletas (e alguns a ultrapassarem-me a mim!).

Uma pequena subida ao quarto quilómetro foi um aviso para o que viria a ser o verdadeiro teste no sexto quilómetro. Eu juro que não entendo como é que há atletas que com percursos com subidas destas conseguem fazer abaixo dos 30 minutos aos 10km. O meu ritmo nestas subidas consegue descer quase para a casa dos 4:00/km. Treinasses.

Fonte: RUN 4 FFWPU
Seguiram-se dois quilómetros a um excelente ritmo, sempre focado em não abrandar e usando o velho truque de focar um atleta mais à frente e marcar como objetivo ultrapassá-lo. É velho mas funciona. Mas havia uma coisa que não me saia da cabeça e que sabia que era o que me podia estragar qualquer tipo de recorde pessoal: a subida final com cerca de um quilómetro.

Quando iniciei esta subida do diabo ainda olhei algumas vezes para o relógio. O ritmo estava agradável mas rapidamente começou a descer vertiginosamente. Percebi que não ia conseguir o tempo oficial que queria. Mas não me deixei abater e continuei a dar tudo o que tinha e entrei na pista encarando aqueles 100/200 metros como se estivesse no despique para decidir um lugar no pódio.

Fonte: Rogério Machado
Passei a linha final com 33m58s, classificando-me em 93º Sénior Masculino. Para o Campeonato Nacional não existe classificação geral, só havendo a mesma na prova aberta. Se eu tenho um melhor registo numa prova de 10km? Sim tenho. Se tenho motivos para ficar chateado? Não. Segundo o relógio fiz uma média de 3:20/km (penso que a prova mais rápida de 10km que fiz até hoje), sendo que a prova tinha 10.1km e o relógio (e já agora o Strava também) avisou-me que tinha batido o meu recorde pessoal aos 10km com 33m21s. Portanto, o próximo objetivo é fazer este tempo de forma oficial!

Obrigado a todos os que gritaram por mim! Hoje não consegui responder a ninguém, estava demasiado focado e demasiado deslumbrado com a qualidade à minha volta.


Foi o meu regresso a provas federadas e com certeza que é para continuar.

Resultados: Campeonato Nacional de Estrada 2018

Associação Vale Grande
janeiro 14, 2018
18

Comentários

  1. Muitos parabéns! Grande prova!
    O ano passado houve uma subida a menos pois no retorno foi-se pelo Passeio Marítimo. Ora com essa subida nos dois sentidos e aquela final, tens razão, como é que o vencedor consegue um tempo na casa dos 29 minutos. Impressionante!

    Um abraço e bom resto de excelentes corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Pois eu este ano estava à espera de ser o mesmo percurso do ano anterior. Culpa minha que devia ter visto o regulamento!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Eu estava a acompanhar a transmissão em directo pelo Facebook/Youtube da Federação e o que disseram foi que a alteração de percurso foi algo de última hora por questões de segurança, pelo que o original era mesmo ter sido feito o trajecto do ano passado. Só não sei é como é que essa informação foi transmitida no local aos atletas, se é que chegou a ser. Não quero acreditar que tenham alterado sem comunicar - pelo menos - aos atletas/clubes participantes no CNE.

      Eliminar
    3. Ok desconhecia mesmo esse facto! E só vi a segunda parte da emissão no youtube.

      Se foi por questões de segurança tudo bem. A verdade é que a alteração do percurso nem ficou mal. Ficou foi muito mais complicada em subidas!

      Eliminar
  2. "O meu ritmo nestas subidas consegue descer quase para a casa dos 4:00/km. Treinasses." - ADORO! Olha, o meu nas subidas (que nem precisam de ser muito íngremes) costuma descer para 7:30min/km! A tua resposta pode e deve ser a mesma: Treinasses! Ahahahahahah

    Excelente prova, muitos parabéns! Boa sorte para o que se segue!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe é normal, o ritmo nas subidas é proporcional ao ritmo em plano!

      Muito obrigado! Beijinhos

      Eliminar
  3. No sábado passei por ti no aquecimento mas não ouviste. Ias a falar com um colega de equipa.

    Se tu te podes queixar da partida, imagina eu e os outros veteranos que até sair do Jamor chegamos a ter de andar a passo e até parar... Na descida foi andar ao ziguezagues para passar os comboios mais lentos e ainda assim fiz 3:20 no 1.ºkm e 3:30 no 2.º km (pois fiquei parado na curva para a direita para começar a subir). Depois foi recuperar lugares até ao 9.º km. O 10.º km foi em 4:10 pois senti o peso da recuperação que fiz... e os últimos 150m (pois a prova deu 10,150 km) forma feitos à média de 2:53/km.

    Se por um lado fiquei feliz pela prestação entre o km 3 e 9, não apreciei o tipo de partida deste ano e claro o km 10 que foi consequência do resto.

    O tempo final de 36:40 e o 20.º lugar M35, não espelha bem as expectativas, mas face ao que citei acima, vim contente de volta ao Norte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa não te ter ouvido Miguel, gostava de ter conhecido!

      Quanto ao resto já falei contigo pelo Messenger.

      Ah sim e a prova também me deu 10.150m eu é que não quis estar a ser muito preciosista no meu relato!

      Um abraço

      Eliminar
  4. Pois é, esse percurso não é "fofo" para RP mas conseguiste o objectivo, ficar nos 100 primeiros :)

    Parabéns e Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fosse a confusão inicial talvez até tivesse conseguido ir para RP mas isso tem haver com a minha forma e não com o percurso, pois esse é realmente lixado!

      Um abraço

      Eliminar
  5. Brutal o nivel desta prova. Quando vi no Facebook tu a dizeres que tinhas ficado em 93º nos séniores pensava que te tinhas enganado! Mas deve ter sido muito bom até para a tua evolução, pena não haverem muitas provas com este nível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste num excelente ponto Filipe! Precisamos de provas deste nível. Acho que dá a qualquer atleta, amador ou não, um boost competitivo brutal!

      Eliminar
  6. Que tempo fantástico! Parabéns pela classificação! Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Para um "amador" não está nada mal :)

    Parabéns Vitor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luis! É verdade, não passo de um amador, eu próprio tenho de ter consciência disso!

      Um abraço

      Eliminar
  8. Parabéns Campeão!
    Grande tempo!!! Abraço e um bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Espero que tenhas um excelente ano também!

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me