Corrida das Lezírias 2019

As últimas duas semanas foram de muita precaução. Se na semana a seguir à maratona fiz quatro treinos totalizando 1h30m e 20km percorridos, a semana seguinte não foi muito melhor com 3h de treino e pouco mais de 40km nas pernas. Ainda falta muito para a época terminar e quem sabe muitos objetivos para atingir!

Em sintonia com o meu treinador, apostei em fazer a surpresa à minha equipa e arriscar ir à Corrida das Lezírias e ajudar a conseguir um bom resultado coletivo. Digo a surpresa porque os meus queridos colegas não paravam de insistir para eu ir mas eu sempre apostei na defensiva a dizer que poderia não estar em condições. Confesso que as pernas têm vindo a recuperar bastante bem (os primeiros cinco dias pós maratona foram muito maus...) mas dei-me ao luxo de me distrair um pouco à mesa e claro que isso se refletiu na balança. Se há coisa que eu gosto é de comer e comer bem, e os últimos meses foram um pouco controlados nesse aspeto. Esse era o meu maior receio nas Lezírias, que o peso a mais prejudica-se o meu desempenho.

Fosse como fosse, domingo de manhã apresentei-me mais uma vez na linha de partida pronto para dar aquilo que podia. O nosso objetivo era alcançar o pódio mas percebemos que poderia não ser tarefa fácil pois havia muitos e bons atletas este ano que iriam atacar a linha da frente. Sinal de partida e as feras foram para a frente. Não estava à espera de uma partida tão rápida e a medo nem tentei acompanhar os da frente. Claro que 3:19/km no primeiro quilómetro foi rápido mas mesmo assim não foi nenhuma loucura.

Ao 3º quilómetro já estava a um ritmo estável e corria ao lado daquele que seria o meu companheiro praticamente até ao resto da prova. Se não fosse o João Vaz (Alvitejo), nunca teria feito a prova que fiz ontem. Obrigado! foi por esta altura, enquanto descíamos a Ponte Marechal Carmona, que disse ao João que não me lembrava de nos últimos anos ter tanta gente à minha frente nesta prova. Aliás, eu praticamente nem me lembro de ter atletas à minha frente!

Fonte: Irene Inácio
Querem que vos diga uma coisa? Não há grande coisa a contar durante bastantes quilómetros. Seguimos juntos sempre num bom ritmo, só quebrando um pouco na zona da prova que mais parece um corta-mato... Avançando para os 13km, quando subimos novamente a ponte, disse ao João para ir embora que eu não tinha pernas para mais. Estava a sentir-me a fraquejar a nível muscular! Mas passado umas centenas de metros o psicológico entrou em jogo. O João puxou por mim e disse-me para ir tentar apanhar os da frente (seguiam dois atletas no nosso campo de visão). E sabem que mais? Eu fui atrás deles.

Dei tudo aquilo que tinha e consegui ultrapassá-los! Mas ainda havia mais de um quilómetro pela frente... E aguentei. E fiquei bastante contente ao perceber que pouquíssimos segundos depois de mim cortou a meta o João que tinha conseguido puxar dos galões e passar os outros atletas também.

Passei a meta em 4º lugar da geral e 3º do escalão sénior, com 52m54s o meu melhor tempo nas Lezírias! É disto que eu gosto, ter provas competitivas em que tenhas atletas com todo o tipo de andamentos para conseguir elevar o teu nível!

Fonte: Xistarca
Os resultados coletivos acabaram por ser uma história engraçada. Estávamos à espera da entrega dos prémios dos escalões, quando de repente anunciam a Associação Vale Grande como vencedores coletivos. Fizemos uma festa! Fomos entrevistados para o Modalidades.net como podem ver na foto em baixo. O pior veio quando afinal quando nos chamam para ir ao pódio e afinal tínhamos ficado em 2º apenas a 4 pontos do Setúbal... paciência. Por pouco se ganha, por pouco se perde! Foi um excelente resultado na mesma!


Fonte: Xistarca
Agora é tempo de voltar aos treinos. Próximos objetivos... veremos!

Resultados: Corrida das Lezírias 2019

Associação Vale Grande
março 4, 2019
2

Comentários

  1. Duas semanas após a Maratona, melhor marca nas Lezírias!
    Mais uma vez se comprova a minha teoria que se na semana seguinte à Maratona fizermos uma recuperação adequada às nossas capacidades, a seguir anda-se num período fantástico de forma :)
    Muitos parabéns e aproveita bem!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Agora sim, realmente sinto-me bem mas passei uns dias que tinha um andar engraçado eheh

      Vamos ver o que as próximas semanas me reservam :)

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Domyos T900C

Finalmente, o prometido já há algumas semanas! Fiquem com a minha análise à p…

Zurich Maratón de Sevilla 2019

Há momentos na vida em que temos de decidir aquilo que nos define. Eu felizment…

Corrida da Árvore 2015

Sabem uma coisa? Já andava ressacado com falta de provas. Apesar de ter ido aos…

2020.

Acho que estas últimas semanas conseguem refletir bem o que 2020 está a ser. Es…

MultiSport Weekend Coimbra 2021

Não sei começar este artigo. A última vez que escrevi sobre uma prova foi em 16…

Contact Me