Adeus Strava?

https://foto.wuestenigel.com/
Existe algo que está a borbulhar na minha cabeça já há algum tempo. Existe um conceito (ou forma de viver) que eu gosto bastante chamado minimalismo. Não sigo isto à risca nem de perto nem de longe. Mas gosto do aplicar a algumas partes da minha vida e uma delas é na tecnologia. Gosto de ter o essencial. Para quê ter mais do que que aquilo que realmente preciso?

O Strava é uma aplicação que me acompanha há muitos anos. Penso que foi a segunda aplicação que usei (não me lembro mesmo da primeira, era algo mais rudimentar) e o primeiro registo de corrida data de 8 de junho de 2012, um treino de uma hora a 5:32/km medidos com o telemóvel. Sim porque eu não corri sempre a 4:00/km! Antes disso tenho alguns registos feitos de voltas que fazia de bicicleta, antes de começar a levar a corrida mais a sério. 

Com o passar do tempo, a tecnologia evoluiu e as diferentes plataformas começaram a colaborar entre si. Neste momento é um dado adquirido que qualquer treino feito com o nosso Garmin, sincroniza com o Garmin Connect e com mais uma panóplia de outras aplicações como o Strava. E com isso, ao longo dos anos acabei por me manter com o Strava. Todos os meus treinos estavam lá, o meu equipamento, e, sejamos sinceros, a componente social dá-lhe um toque interessante.

Mas houve uma componente que sempre me irritou bastante. Imaginem que fazem um treino intervalado. No final do treino sincronizam o treino e abrem-no na aplicação do Strava no telemóvel. Então mas onde estão os splits? Porque é que só consigo ver o pace por quilómetro? Ok, lá vou eu ao Garmin Connect ver o pace por splits. Pronto, isto é só um exemplo. Mas existem dezenas de outros dados que consigo ver pelo Garmin Connect e pelo Strava nem pelo website nem pela aplicação no telemóvel. Portanto, para quê ter duas aplicações em que o objetivo é monitorizar os meus treinos e que uma apesar de mais bonita, acaba por ser bastante mais fraca? Por causa dos segmentos? Quanto a isso...

Vejam este artigo do DC Rainmaker. Deixem-me resumir de forma muito simples as novidades que o Strava nos trouxe esta semana: estão a ver montes de funcionalidades que vos temos oferecido de graça ao longo dos anos? Agora vão ser pagas. Segmentos e criação de rotas? Hum, podem esquecer a maior parte das funcionalidades. Ah, e mudámos o esquema de pagamento outra vez. 

É óbvio que como Engenheiro de Software, sei perfeitamente que o Strava precisa de fazer dinheiro. Mas honestamente, sinto que ao longo destes anos que eles perderam o rumo. A aplicação móvel é bastante fraca, e a versão web, com tanto botão a dizer que X e Y faz parte do plano de subscrição, até se perde a vontade de lá ir.


Isto tudo para dizer o quê? Se calhar nem vou eliminar a minha conta do Strava. Mas vou deixá-la em piloto automático, apenas com a integração do Garmin Connect activa. E vou começar a fazer a gestão dos meus treinos apenas no Garmin Connect. Se gastei umas boas centenas de euros num relógio da Garmin, para quê ir para outra plataforma que depois não me deixa usufruir de todos os dados que consigo obter?

E com isto volto ao tema do minimalismo. Menos uma aplicação, talvez menos uma conta. Assim se torna a vida mais simples e objetiva. Eu quero é correr, não quero perder tempo a gerir plataformas de corrida.

PS: Já se inscreveram nos Kilómetros Virtuais? Inscrevam-se em https://www.kilometrosvirtuais.pt/, ou vejam o meu último artigo para mais informações.



divagações
maio 21, 2020
11

Comentários

  1. Por acaso tbm uso o Strava. Gosto da aplicação, mas tbm só uso para registo, ver o ritmo e pouco mais. Para o que uso não me vai afetar muito.
    Porém achei bem darem a opção da ordem cronológica. Não fazia sentido o algoritmo definir aquilo que queria ver.
    Não sei exatamente se a questão das paragens dos treinos que referes é algo como já me aconteceu: fiz uma paragem na altura no telemóvel, mas surpreendentemente o tempo continuou a contar. No fim, fiquei com um ritmo absurdamente elevado que não correspondeu à realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu me refiro está relacionado com treinos intervalados em que as voltas/laps não são os comuns de quilómetro a quilómetro!

      Eliminar
  2. Não posso falar do Strava pois nunca utilizei.
    Utilizo é o Garmin Connect e tem tudo o que necessito.

    Sobre os Kilómetros Virtuais, acabei de me inscrever, com o intuito de apoiar a vossa excelente iniciativa em prol dos Bombeiros. Não irei fazer qualquer actividade pois o joelho não mo permite

    Um abraço, bom fim-de-semana e muito sucesso para o evento! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com algum atraso, mas obrigado pela tua participação João!

      Eliminar
  3. Eu continuo c/ o Garmin Connect. Quanto ao Strava, ha uns tempos atras ainda me dava o "relive", agora não vejo nada, apenas quando me dão KUDOS, que consigo ver os dados. Ainda não percebi o que se passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até já desativei a sincronização do Strava com o Garmin! 🙂

      Eliminar
  4. Fiquei um bocado triste por tornarem algo que já fazia parte da rotina e conhecimento de todos em funcionalidades pagas. Percebo o que estão a fazer, sim.. Usava o Strava para achar mais rápido os treinos e fazer o balanço semanal, mensal e etc mas agora não me deixam ver a semana de treinos sem ter de pagar. Uso um relógio da Geonaute e no site tenho os splits e toda a FQ cardíaca que presiso de saber mas é chato isto do Strava, honestamente para mim. Na minha opinião foram mudanças à descarada e um querer fazer dinheiro que apenas desvalorizou a marca perante os utilizadores; não acrescentou nada, ficaram chatos e tiraram o que já era normal para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. Eu gosto muito do Strava e do "onda" deles. Mas estás mudanças apenas realçaram aquilo que já vinha a sentir há muito tempo. Equacionei muitas vezes subscrever o serviço deles, mas agora perdi toda a vontade.

      Eliminar
  5. Há anos que não utilizo o Strava, exactamente por isso, para quê pagar por algo que, no meu entender, é bastante melhor no Garmim? Só vou dar dois exemplos: o calendário, onde podes definir exercícios e passar automaticamente para o relógio com uma simples sincronização ou também os relatórios com as estatísticas (onde as podes filtrar como queres, altimetria, ritmo, kms, tempo de treino, por actividades, ou mesmo exportares para excel, se te der jeito).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Sérgio, até já escrevi um artigo sobre o Garmin que irei lançar brevemente 🙂

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me