Análise Asics DS Racer 10

A época passada foi um ano atípico. Depois de todos os dissabores que tive durante meses em que estive afastado da corrida, quando voltei fiz tudo de maneira defensiva e fiz uma época exclusivamente com ténis mais direcionados a treino rápido mas com bastante amortecimento.

Esta época vai finalmente ser a minha primeira época completa de atletismo, merecendo uns ténis que realmente sejam apropriados para provas. Em tempos já tive uns Adidas Adizero Mana 7, que foi dos modelos que mais gostei até hoje de usar (que burrice em vendê-los…), mas desde ai que não tive uns ténis realmente leves. Depois de pesquisar bastante e de sondar diversas lojas pelos melhores preços, decidi-me pelos Asics DS Racer 10 (melhor preço, para variar, foi obtido na Casa Senna).

Asics DS Racer

O que dizer sobre estes ténis? De acordo com o site da Asics estes são apropriados para “corridas de longa distância e maratonas”. Esta frase fez-me desconfiar pela parte da Asics. Os ténis eram demasiado leves e aparentemente não tinham amortecimento suficiente para aguentar provas de longa-distância. Por outro lado, parecia-me perfeitos para distâncias até 10 km.

Após um treino e duas provas de 10 km, pude construir uma primeira opinião sobre os mesmos. Na mão eles eram extremamente leves, mas nos pés parece que praticamente não temos uns ténis calçados tal é a sua leveza (~180 gramas). Além do seu peso, outro aspeto que me apercebi logo foi a excelente respirabilidade que os mesmos têm, evitando assim que os pés assem, situação que com outro tipo de ténis aconteceria devido aos ritmos a que são sujeitos em provas. Quanto ao conforto, acho que são mesmo perfeitos. Passo a explicar: Embora sejam para pronadores, têm mesmo muito pouco apoio para o arco do pé, o que para pessoas como eu que não sofrem de uma pronação grave dão uma sensação de conforto muito boa (por exemplo, uns Asics Kayano fazem-me doer a planta o pé só de os calçar).

Asics DS Racer

E relativamente ao amortecimento? Excelente! Para provas de 10 km nunca me senti tão bem. Apesar de terem uma sola relativamente pequena, esta esconde a tecnologia GEL característica da Asics e proporciona uma excelente passada. Em relação à aderência ao solo, esta é bastante boa, mas acho que em pisos molhados o comportamento poderá não ser excelente.

Eu já comecei a escrever este artigo à algum tempo adiando-o de propósito até estrear estes “meninos” numa meia maratona. Aproveitei a Rock’n'Roll Meia Maratona de Lisboa já a pensar na Meia Maratona dos Descobrimentos em Dezembro (mas isso é outra conversa :). Em relação aos DS-Racer fiquei com sentimentos mistos. Se por um lado as características da respirabilidade e leveza se fizeram sentir pela positiva, o conforto e o amortecimento deixaram-me de pé atrás. Até metade uma prova desta distância estes conseguem manter todas as suas características, mas depois disto nota-se que faz falta mais algum amortecimento, prejudicando assim o conforto. Se calhar estou a ser demasiado exigente e não estou habituado a fazer provas com este tipo de ténis (os Adidas Adios que são um modelo semelhante duvido que não dêem o mesmo sentimento). Por outro lado, não fiz a prova num ritmo alto (tal como estes ténis pedem) fazendo assim com que sentisse muito mais o tipo de piso que pisava (definitivamente calçada não é com estes ténis).

Asics DS Racer

Concluindo que o post já vai longo, aconselho totalmente estes ténis principalmente se o objetivo são provas até 10 km. A partir desta distância, eles também irão cumprir mas não sei se realmente se serão o modelo mais indicado (a Asics até fala em maratona na descrição dos mesmos..), mas a verdade é que falta-me um verdadeiro teste nesta distância mas que só será em Dezembro. Se os apanharem numa promoção e precisarem de ténis para provas, não hesitem!

Pontos Positivos

+ Conforto
+ Respirabilidade
+ Aspeto
+ Peso

Pontos Negativos

- Amortecimento (para longas distâncias, tal como a Asics recomenda)


análise
outubro 16, 2014
12

Comentários

  1. Bons voos com essas "asas"
    E força para uma época em cheio!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bem me parecia que este tipo de sapatilha não são para mim...sou meio pró lento, peso 80Kg, faço longas distâncias e por isso preciso de algo mais resistente, com mais amortecimento....à mais ou menos 2 anos, estive mesmo para comprar um modelo deste tipo (penso que seria o mesmo modelo, numa versão anterior - eram azuis)...só de pegar nelas dá gosto de tão levezinhos que são....quando perguntei pela durabilidade e me deram 200-300km como resposta voltei a coloca-las na prateleira...dariam para 1 mês!!!
    Muitos e bons km com as tuas novas companheiras!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Carlos talvez para o teu peso este tipo de ténis nãos seja nada aconselhado. Mas quanto a essa pessoa que te disse que davam para 200 ou 300 km, desculpa mas estava completamente errada e claramente não sabia do que estava a falar.. isto é Asics não é nenhuma Nike :) Já li bastantes análises e comentários por essa internet fora e a durabilidade deste modelo não é de todo posta em causa.

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Estive com uns nas mãos, há cerca de 1 mês, na Asics de Alcochete, quando escolhia as novas ferraduras. O funcionário abordou-me e tirou-mos das mãos assim que disse que a intenção seria introduzi-los na preparação e fazer Maratona... Parece que a Asics devia dar ouvidos aos seus funcionários... ou a ti, quem sabe ainda arranjas patrocinador... É realmente estranho e preocupante um descuido desses no site. Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a ler algumas análises pela net e os sentimentos das pessoas são algo mistos, houve quem não se tivesse sentido à vontade com eles para fazer distâncias longas, como quem já tivesse feito treinos longos e inclusive maratonas (casos abaixo das 3 horas) e se tivesse sentido muito bem com eles.

      Vamos ver como vão ser! Um abraço!

      Eliminar
  4. Mas...será que os usaste o suficiente antes da prova? isto é, alguns precisam de uns km para "partirem" e assim ficarem mais confortáveis.

    Repara que também estranho o adjectivo de confortáveis dado pela Asics mas por exemplo os meus Mizuno Inspire também são muito leves e com "pouca" borracha e são extremente confortáveis, pelos menos até aos 25/30 K, após ainda não sei :) e acredita que peso "ligeiramente" mais que tu :).

    Mas penso que no fundo o problema foi que foste lento de mais :) :)
    Seja como for, boas corridas, confortáveis, de preferência.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tens razão, o que é certo é que eles ainda não têm assim tantos quilómetros como seria desejável, mas acho que isso não prejudicou o amortecimento neste caso. Veremos no futuro. De qualquer forma vê a resposta que eu dei em cima sobre opiniões de outras pessoas.

      Um abraço!

      Eliminar
  5. Quem me disse que elas "apenas" duravam 200-300km foi um funcionário do Corte Inglês, disse-me tb que seriam apenas aconselhadas a provas de distâncias mais curtas....havias de ver a rapidez com que as coloquei no sitio onde estavam :) ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim claro, seu eu também não conhecesse o modelo em questão e um empregado supostamente qualificado para me ajudar, faria certamente o mesmo :)

      Mas também não batendo mais no "ceguinho", tu disseste que foi à cerca de 2 anos, se calhar num modelo anterior isso poderia ser verdade!

      Eliminar
  6. Olá!

    E que tênis indicam para correr maratonas?

    Adriano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Se for uma passada rápida penso que o adequado seja os Adidas Adios. Se não, algo com mais amortecimento, como os Adidas Glide, o Asics Nimbus ou semelhante dependente da sua passada!

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me