1ª Corrida do Centenário da Aviação Militar

Assim chegou a minha última etapa em relação a provas antes da Meia Maratona dos Descobrimentos. Embora não seja o indicado, o fim de semana antes do meu primeiro objetivo da época foi com uma prova de 10km mas como eu sou dono e senhor do meu plano de treinos foi uma coisa completamente planeada e claro que não uma decisão feita meio à pressão e nada precipitada dado o limite de atletas, o baixo preço e a localização ser no meu local de treinos de fim de semana. Eu já devia ter era juízo!

Depois de uma manhã passada à pressa por ir para o norte ao final da tarde, almocei mais tarde que o recomendado. Depois do dorsal recolhido junto do Museu do Ar, foi altura de equipar e aquecer. Pouco tempo antes da partida muita gente ainda nem sabia onde esta era, sendo afinal num sitio assinalado como "META". Dado o tiro de partida tentei acompanhar o grupo da frente, mas como não há cá pão para malucos deixei-me ficar um pouco para trás junto de mais dois atletas veteranos.

Perto do 3° km, depois dos primeiros quilómetros algo monótonos na pista de aterragem da base aérea, chegaram algumas subidas e descidas e com elas comecei a ver algum trânsito a chegar... trânsito intestinal! Como eu adoro provas ao sábado à tarde que nunca consigo acertar com as horas das refeições. Com as subidas a aparecer aproveitei para forçar e libertar-me do grupo com quem ia. Por esta altura já o grupo da frente se tinha partido mas ainda tinha o carro de controle no meu campo de visão. Por esta altura deveria ter cerca de 10 atletas à minha frente.

Fonte: Friends2Run
Depois de sairmos da base, passamos por alguns sítios que eu não conhecia (embora costume treinar na zona como já tinha dito) e fui passando um atleta ou outro, sempre sendo uma constante de subidas e descidas. Perto do 8° km depois de uma subida boa para dar o estouro, foi altura de ultrapassar os atletas que ainda se mantinham no campo de visão, ficando ainda longe de ultrapassar o que viria acabar à minha frente. No último quilómetro foi tempo de acelerar pois aquela reta já estava mais que batida por mim (muitas séries e treinos longos já fiz ali..), porém sempre a controlar o veterano que vinha atrás de mim que se aproximava a um ritmo alto.

Acabei por cortar a meta num grande esforço, sem fazer a mínima ideia em que lugar tinha ficado mas com uma certeza absoluta: tinha uma nova marca aos 10km, 34'34''! Não precisava de mais nada naquele dia mas no entanto após esperar um bocado pela classificação vi que tinha ficado em 3° do escalão e em 5° da geral! Catano dois pódios em dois fins de semana seguidos! Nada mau para um zé ninguém neste mundo da corrida :)

Fonte: Almargem do Bispo
(sim já estava vestido de forma a pirar-me dali o mais rápido possível!)
E pronto no próximo domingo com muito frio à mistura lá vou eu para a Meia dos Descobrimentos. Não tenho objetivo definido, sei que consigo baixar a minha melhor marca (1h22') mas o real objetivo vai-se formar durante a prova. Pegando nas palavras do Jorge Perestrelo (adaptadas): que os deuses da corrida estejam comigo!

Centenário da Aviação Militar
dezembro 4, 2014
10

Comentários

  1. Eh pá... deixas-me cada vez mais sem palavras! 34.34?!?!? Novo pódio?!?!?
    Olha se fosses profissional e te pudesses dedicar a 100%, onde chegarias?!?!?

    Um abraço e muita força para a Meia. (a ver se nos vemos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como falamos João, se houvesse condições para isso... por isso olha continuar como tem sido até agora :)

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Parabéns Vítor, mais um grande resultado e que deixa óptimas perspectivas para a Meia deste fim de semana. Também estive na prova e gostei bastante do percurso, a parte da pista é monótona mas é mais pela piada de correr na pista o resto do percurso achei bastante variado.

    Abraço e boa prova para domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Sim a parte da pista teve piada claro, mas a certa altura parecia que estava a correr sozinho num monte de asfalto :)

      Um abraço

      Eliminar
  3. ahah gostei dos teus critérios para o planeamento de provas, muito parecidos com os meus! Epah, já tou como o João, se realmente fosses acompanhado eras um caso sério nas corridas de estrada! Porra, uma prova marcada com essa leviandade, sem qualquer preparação especifica, e sacas de um RP e segundo sub35 em fins de semana seguidos? Vai lá vai.. Olha, boa sorte para sábado! Vai um 1h17??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o planeamento de provas é assim um bocado aleatório, mas já foi pior :D

      Um abraço

      Eliminar
  4. Estás a evoluir a olhos vistos. Continua o excelente trabalho.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Mais uma excelente prova Vitor! Fantástico!

    1:16 amanhã?

    Carrega!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Domyos T900C

Finalmente, o prometido já há algumas semanas! Fiquem com a minha análise à p…

Zurich Maratón de Sevilla 2019

Há momentos na vida em que temos de decidir aquilo que nos define. Eu felizment…

Corrida da Árvore 2015

Sabem uma coisa? Já andava ressacado com falta de provas. Apesar de ter ido aos…

2020.

Acho que estas últimas semanas conseguem refletir bem o que 2020 está a ser. Es…

MultiSport Weekend Coimbra 2021

Não sei começar este artigo. A última vez que escrevi sobre uma prova foi em 16…

Contact Me