1ª Corrida do Centenário da Aviação Militar

Assim chegou a minha última etapa em relação a provas antes da Meia Maratona dos Descobrimentos. Embora não seja o indicado, o fim de semana antes do meu primeiro objetivo da época foi com uma prova de 10km mas como eu sou dono e senhor do meu plano de treinos foi uma coisa completamente planeada e claro que não uma decisão feita meio à pressão e nada precipitada dado o limite de atletas, o baixo preço e a localização ser no meu local de treinos de fim de semana. Eu já devia ter era juízo!

Depois de uma manhã passada à pressa por ir para o norte ao final da tarde, almocei mais tarde que o recomendado. Depois do dorsal recolhido junto do Museu do Ar, foi altura de equipar e aquecer. Pouco tempo antes da partida muita gente ainda nem sabia onde esta era, sendo afinal num sitio assinalado como "META". Dado o tiro de partida tentei acompanhar o grupo da frente, mas como não há cá pão para malucos deixei-me ficar um pouco para trás junto de mais dois atletas veteranos.

Perto do 3° km, depois dos primeiros quilómetros algo monótonos na pista de aterragem da base aérea, chegaram algumas subidas e descidas e com elas comecei a ver algum trânsito a chegar... trânsito intestinal! Como eu adoro provas ao sábado à tarde que nunca consigo acertar com as horas das refeições. Com as subidas a aparecer aproveitei para forçar e libertar-me do grupo com quem ia. Por esta altura já o grupo da frente se tinha partido mas ainda tinha o carro de controle no meu campo de visão. Por esta altura deveria ter cerca de 10 atletas à minha frente.

Fonte: Friends2Run
Depois de sairmos da base, passamos por alguns sítios que eu não conhecia (embora costume treinar na zona como já tinha dito) e fui passando um atleta ou outro, sempre sendo uma constante de subidas e descidas. Perto do 8° km depois de uma subida boa para dar o estouro, foi altura de ultrapassar os atletas que ainda se mantinham no campo de visão, ficando ainda longe de ultrapassar o que viria acabar à minha frente. No último quilómetro foi tempo de acelerar pois aquela reta já estava mais que batida por mim (muitas séries e treinos longos já fiz ali..), porém sempre a controlar o veterano que vinha atrás de mim que se aproximava a um ritmo alto.

Acabei por cortar a meta num grande esforço, sem fazer a mínima ideia em que lugar tinha ficado mas com uma certeza absoluta: tinha uma nova marca aos 10km, 34'34''! Não precisava de mais nada naquele dia mas no entanto após esperar um bocado pela classificação vi que tinha ficado em 3° do escalão e em 5° da geral! Catano dois pódios em dois fins de semana seguidos! Nada mau para um zé ninguém neste mundo da corrida :)

Fonte: Almargem do Bispo
(sim já estava vestido de forma a pirar-me dali o mais rápido possível!)
E pronto no próximo domingo com muito frio à mistura lá vou eu para a Meia dos Descobrimentos. Não tenho objetivo definido, sei que consigo baixar a minha melhor marca (1h22') mas o real objetivo vai-se formar durante a prova. Pegando nas palavras do Jorge Perestrelo (adaptadas): que os deuses da corrida estejam comigo!

Centenário da Aviação Militar
dezembro 4, 2014
10

Comentários

  1. Eh pá... deixas-me cada vez mais sem palavras! 34.34?!?!? Novo pódio?!?!?
    Olha se fosses profissional e te pudesses dedicar a 100%, onde chegarias?!?!?

    Um abraço e muita força para a Meia. (a ver se nos vemos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como falamos João, se houvesse condições para isso... por isso olha continuar como tem sido até agora :)

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Parabéns Vítor, mais um grande resultado e que deixa óptimas perspectivas para a Meia deste fim de semana. Também estive na prova e gostei bastante do percurso, a parte da pista é monótona mas é mais pela piada de correr na pista o resto do percurso achei bastante variado.

    Abraço e boa prova para domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Sim a parte da pista teve piada claro, mas a certa altura parecia que estava a correr sozinho num monte de asfalto :)

      Um abraço

      Eliminar
  3. ahah gostei dos teus critérios para o planeamento de provas, muito parecidos com os meus! Epah, já tou como o João, se realmente fosses acompanhado eras um caso sério nas corridas de estrada! Porra, uma prova marcada com essa leviandade, sem qualquer preparação especifica, e sacas de um RP e segundo sub35 em fins de semana seguidos? Vai lá vai.. Olha, boa sorte para sábado! Vai um 1h17??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o planeamento de provas é assim um bocado aleatório, mas já foi pior :D

      Um abraço

      Eliminar
  4. Estás a evoluir a olhos vistos. Continua o excelente trabalho.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Mais uma excelente prova Vitor! Fantástico!

    1:16 amanhã?

    Carrega!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me