2ª Corrida da Filarmonia

Por esta altura na época passada já andava a queixar-me das dores do treino, fruto de uma época começada de forma abrupta. Este ano comecei a época de forma mais suave e progressivamente os treinos têm aumentado de cargo mas ao mesmo tempo posso ver que o corpo está a responder como era suposto.

A corrida da Filarmonia o ano passado não me deixou boas memórias, estoirei completamente e tudo o que fiz durante a prova foi em completo sofrimento. Se a culpa do ano passado foi devido à sobrecarga e ao calor, este ano não tinha desculpa. Mas posso já arranjar duas: casamento na sexta e jantar de amigos no sábado. Digamos que a parte abdominal não estava bem tratada :)

Depois do descanso na sexta, sábado tive uma nova experiência: treinar sem limites (mas também sem ser "à maluca") e ter prova no dia a seguir. Fiz um treino de 40 minutos para ~4:00\km. No domingo sentia-me muito bem a nível muscular (solto e com força). Para repetir mais vezes esta experiência.

Na manhã de domingo e depois de reunido com o pessoa do Vale Grande, lá fizemos um bom aquecimento e seguimos para a partida. Depois de algum atraso, a banda filarmónica começou a todar dando assim início à prova. Consegui imprimir um bom ritmo nos primeiros minutos o que me deixou contente, seguindo em 2º com alguma desvantagem para o 1º lugar.

Fonte: Luis Apolinario
Passados os dois primeiros quilómetros feitos a um bom ritmo e com declive negativo, a verdadeira prova começou. Entretanto já segui com mais dois atletas ao meu lado, sendo um deles um atleta de triatlo (promessa nacional) que estava a representar a minha equipa. Perto do 5º quilómetro aconteceu o que tem sido normal nas últimas provas: enganei-me no caminho. Foram cerca de 50/100 metros, mas que fizeram aumentar bastante a diferença que tínhamos para o primeiro classificado. Não posso criticar em demasia a organização, a verdade é que estava lá a seta para virar à esquerda, mas no momento interpretei-a mal e segui em frente. Tal como falei com a organização, apenas peço que para o ano coloquem mais voluntários nos locais mais confusos.

Mas não desmoralizei e continuei sem abrandar o ritmo pois não me interessava a classificação mas sim colocar competição nas pernas. Os outros dois atletas começaram a ficar para trás e eu continuei sozinho, vendo o atleta que seguia em 1º bastante longe. Segui sozinho durante os restantes quilómetros, lembrando-me dos pontos críticos do ano passado. Situação engraçada aos ~8kms: vinha uma grande subida e abrandei um pouco. De repente sai um cão disparado de um terreno e lá meto eu um sprint para fugir dele. Fiz a subida bem mais rápido do que queria :)

Perto do final da prova aproveitei para puxar pelo corpo, gastando um pouco da energia que ainda tinha. Se fosse outra altura da época teria controlado mais o ritmo mas acho que estou na altura de puxar pelo corpo para puder subir de forma.

Fonte: Jaime Mauricio
Tenho de deixar de pedir palmas ao público, depois fico a parecer um padre na foto... :)
Cortei a meta em 2º lugar da geral e 1º do meu escalão, com um tempo de 37m43s para os ~10,6km da prova. Foi positivo, tendo em conta que ainda tirei cerca de 30 segundo à prova do ano passado. Em termos coletivos (prémio entregue depois de eu me ir embora) o Vale Grande ficou em 1º lugar. Mesmo desfalcados, somos grandes!

Fonte: RUN FFWPU
Fonte: RUN FFWPU
Sobre a organização, quero agradecer o gosto que demonstraram em nos receber e atenção de me ter atribuído o dorsal número 2 por ter ficado em 2º lugar o ano passado. Os apontamentos a fazer já os enumerei durante o post e sugeria (mantendo a prova na mesma data) que a prova começasse mais cedo (09h30 por exemplo). O ano passado estiveram bem, este ano estiveram melhor. E viu-se que num domingo repleto de provas, que o nível dos atletas subiu mesmo muito. Para o ano não duvido que estarão melhor.

Eu vou continuar a treinar, focado no plano que eu e o meu treinador temos estado a delinear. Mantenho o que disse há umas semanas: estou-me a divertir a treinar e enquanto isso acontecer não há prova que me interesse. E por isso grandes objetivos só para o final do ano!
2ª Corrida da Filarmonia
setembro 19, 2016
6

Comentários

  1. Sempre a abrir. Parabéns por mais este excelente resultado. Já construíste o anexo para as taças?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha ainda não é preciso, duas prateleiras chegam :p

      Obrigado!

      Abraço

      Eliminar
  2. Sempre em grande! És uma máquina, muitos parabéns! :)

    Um abraço

    ps - Essa do cão pode ser táctica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! A questão do cão infelizmente já tenho prática a fugir deles... :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Começas bruto estou a ver ;)

    Estou curioso para quando sair aí uma prova mais a sério.

    Carrega nisso Vitor!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correu bem, pensei que fosse começar pior ☺️

      Por agora não tenho objetivos até Novembro. Veremos se faço alguma coisa em Outubro!

      Um abraço e bons treinos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me