6ª Corrida da Liberdade Cidade do Montijo

Na semana passada quando estava no vai e não vai ao Grande Prémio da Páscoa de Constância por causa do gasóleo (sim leram bem), reparei nesta prova no calendário do nosso João Lima. Grátis, relativamente perto, num feriado... inscrevi-me! Acabei por estar presente em Constância e lá tive que fazer o choradinho ao meu treinador para me ajustar o plano de treinos para conseguir ir ao Montijo. Depois falamos do que este ajuste significa.

Já partilhei com vocês que não estou na melhor forma física nem mental. Felizmente está tudo bem na minha vida e isto são apenas "dores" de quem anda demasiado ocupado com coisas mais "importantes". Era de uma prova assim que estava a precisar, algo sem "obrigações", onde não tivesse nada a provar e que no fundo seria algo parecido a um treino de séries.

Não conheço bem a zona do Montijo mas facilmente dei com o local da prova, chegando até ligeiramente "tarde" mas estranhando ainda ver tão pouca gente. Era apenas o prenúncio para aquilo que se estava a prever acontecer. Fiz um bom aquecimento com o meu amigo Alcindo Ramalho (Run Crew Trail Montijo) e foi quando ele me deu a noticia que às 10h ainda partiriam os mais novos para 1km de prova. Começaram perto das 10h20. Quando acabaram dirigimos-nos para a partida. Arrancamos depois das 10h40. Parecido com as 10h15 que o regulamento dizia. Mas é uma prova grátis por isso...

Sai na frente da prova e lá permaneci durante uns bons... 100 metros no máximo. O Marco Tavares, cuja cara não me era desconhecida na linha de partida, passou-me e impôs um ritmo que eu não sei se iria conseguir aguentar durante muito tempo. Durante algumas centenas de metros andamos abaixo dos 3:10/km e lentamente ele começou-me a ganhar distância. Neste momento corrida lado a lado com o Adelino Monteiro. Estava-me a sentir bem neste ritmo alto e pensava: onde estavam estas sensações em Constância?

Mas a chapada ainda estava por vir. Ao 1.5km de prova damos a volta numa rotunda e parece que fui para outra dimensão. Uma ventania brutal abrandou-nos o andamento sem qualquer misericórdia. Durante algumas centenas de metros vi o ritmo a baixar e cheguei a ver 3:40/km no relógio. Lentamente comecei também a descolar-me do Adelino sem nunca perder o Marco de vista. Passamos novamente pela partida (a prova eram duas voltas de 3kms) e tento aumentar o ritmo para me tentar aproximar do Marco.

Honestamente não há mais grande coisa a contar. Quando demos a volta novamente na rotunda aos 4.5kms percebi que se mantivesse aquele ritmo não iria perder a 2ª posição. Mas tentei lutar contra esse sentimento de "estabilidade" e continuei a dar aquilo que podia. Só nas últimas centenas de metros percebi que já não valia a pena e optei apenas por manter o ritmo sem forçar mais. Terminei com um tempo oficial de 20m23s a 7 segundos do primeiro lugar. Fiquei satisfeito ao ver uma média mais agradável no relógio que no último sábado mas vocês sabem que eu quero e consigo mais e melhor!


Mas agora é tempo de descanso. Os próximos dias os treinos vão ser apenas de manutenção para o corpo recuperar de todas as agressões que tem sofrido com o treino intenso e a falta de descanso. Mas vocês sabem que eu volto. Volto sempre!

Resultados: 6ª Corrida da Liberdade Cidade do Montijo

6ª Corrida da Liberdade Cidade do Montijo
abril 25, 2019
4

Comentários

  1. Muitos parabéns! Nada como boas sensações :)

    Um abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
  2. Estás a precisar de um reset, não? Estarás com a famosa depressão pós-maratona? Bem, pelo menos aqui as boas sensações voltaram, é o que é preciso! Força aí e parabéns mais um provão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim estes últimos dias foram a espécie de um reset, está na hora de voltar a ficar concentrado!

      Parabéns pelo MIUT, foste enorme!

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me