Análise aos Altra Escalante 1.5 e Torin Plush 4.5

Num ano atípico como foi 2020, onde a corrida pouco mais era do que sair de casa para treinar, a vontade de ter novas experiências relacionadas com o nosso desporto favorito cresceu. Já que não dava para inventar muito, uma das experiências que fiz foi experimentar uma marca de ténis/sapatilhas (epa... chamem-lhe o que quiserem!) nova. Depois do meu amigo Paulo Monteiro me dizer maravilhas da Altra e depois de ler um bocado sobre o assunto, decidi esperar por uma oportunidade e comprei uns Altra Escalante.


A coisa correu logo bem desde início. Só depois de receber os Escalante em casa, é que me apercebi de um pormenor: comprei o modelo de mulher. Não admirava que tivessem sido mais baratos! É que fui logo fazer isto com uma das únicas marcas que realmente desenha ténis específicos para o sexo feminino. Pesquisei, falei com o suporte da Altra e acabei por perceber que não havia grande problema. Vou-vos deixar aqui a resposta deles (em inglês):

The women’s fit is more slim in the midfoot and heel, so if your foot is more slender, it could actually fit you fine. We have some men with smaller feet who prefer the women’s models, and oppositely some women with larger feet who find the men’s models more comfortable. Truly it is up to you, but you should aim to feel snug but not tight in the shoes.

Em Outubro do ano passado, andava à procura de ténis para fazer treinos mais longos e lentos, e acabei a arriscar comprar os Altra Torin Plush 4.5. Basicamente esta é uma edição dos Torin aditivada com ainda mais amortecimento. 


Vamos então a isto. Esta vai ser das análises mais bipolares que vou escrever. Mas antes de falar da minha experiência, vou-vos explicar um pouco o que são as caracteristicas da Altra. Primeiro, a mais fácil de perceber: ZeroDrop. Sim, 0mm de drop. Mesmo para quem está habituado a correr com 4mm a 6mm de drop como eu, isto faz bastante diferença na forma como corremos. A outra grande característica é o Footshape que dá aquele espaço extra aos nossos dedos que outros modelos/marcas por vezes ignoram. Por fim e tal como já dei a entender, a outra característica é a Fit4Her. Modelos para o sexo feminino, como especificidades próprias.

Vamos então para os Escalante. Algo que tentei fazer para não ter um grande choque, foi ir alternando de ténis nos meus treinos. Mas com os Escalante isso não foi complicado. Este modelo é para andar rápido. Quando digo andar rápido, é mesmo andar rápido. Depois dos primeiros treinos, simplesmente percebi que estes ténis só me iriam servir para fazer séries (e provas quando houvesse (LOL parecia)). Posso-vos dizer que mesmo a correr a 4:00/km, me sinto desconfortável com os Escalante. Só quando vou dos ~3:30/km para baixo é que realmente me sinto confortável. Quanto aos Torin Plush, escusado será dizer que as sensações são completamente o oposto. Correr abaixo dos 4:00/km com este modelo acima de uma hora de treino, já é um sacrifício devido ao elevado amortecimento. No entanto, é interessante perceber que o peso de referência é praticamente igual para os dois: ~240gr para os Escalante, ~250gr para os Escalante. 

A nível de conforto, não tenho nada a apontar. A minha experiência com os dois é exatamente a mesma. Quando calçados são autênticas luvas e super confortáveis, e o tecido é top e bastante respirável. A Altra sabe o que está a fazer, e embora eu não seja uma pessoa de ter problemas com a zona dos dedos dos pés, o Footshape é realmente excelente. A única coisa a apontar é mesmo um defeito no design dos Torin Plush. A língua tem um design demasiado fino, e com a combinação de umas meias curtas com a fricção da corrida acaba por cortar a pele. Bastou acontecer uma vez ficar com uma mini ferida, nunca mais usei meias curtas com os Plush.

A foto não foi a melhor mas dá para perceber.

Falando do design, tenho que se honesto. Nem os Escalante nem os Torin me enchem as medidas. Aliás longe disso. Os Escalante gosto, mas os Torin nem por isso. Mas devido à tecnologia Footshape, os dois acabam por ser "umas gandas sapatas" nos nossos pés, fugindo daquele aspeto mais agressivo e aerodinâmico que os ténis de corrida costumam ter. Sim são confortáveis, mas o conforto tem custos.

Vamos falar da sola. A aderência sem ser de topo, é bastante boa e nunca me senti a "patinar" naqueles dias em que o piso está molhado. Mas algo que tem de ser mencionado é a durabilidade da sola. Os Escalante já começam a apresentar um desgaste significativo quando ainda apenas têm 500km. Dúvido que aguentem mais 200km em cima. Quanto aos Torin, vão com 500km sem desgaste notório. Estou a contar que durem pelo menos 1000km.


Algo que não costumo falar nas minhas análises, é o período de adaptação que uma marca exige. Acreditem, eu tentei. Tal como disse antes, eu fui alternando sempre os dois modelos com outros modelos que tenho para treinar. Mas nunca me consegui habituar totalmente. Com os Escalante por vezes acabo os treinos com dores no tibial anterior. Os Torin, são as dores nos gémeos que me chateiam. Sinto que me desgasta muito mais os gémeos em treinos longos do que uns Saucony Kinvara por exemplo. Tanto que agora só tenho usado os Torin Plush em treinos com menos de 1 hora. O que é completamente contra senso tendo em conta o objetivo deste modelo. E algo comum aos dois... as dores na planta dos pés. Sinto mesmo que me dá mais dores que o normal.  


Concluindo: foi uma experiência muito gira, só que não. Não foi de todo a experiência que estava à espera. As ideias da Altra são fantásticas. Conheço atletas que adoram a marca e encontraram a sua "praia" nas características que a Altra oferece. Mas infelizmente, não me consegui adaptar. Vou gastar os Escalante e os Torin até ao limite (sim porque a Altra é uma marca cara, mesmo com promoções), e depois está na altura de seguir para outra, ou simplesmente de ficar pelas marcas que eu sei que resultam comigo.

Altra Escalante

Pontos Positivos
++ Conforto
+ Aderência
+ Respirável

Pontos "assim-assim"
+- Aspecto
+- Drop

Pontos Negativos
- Preço

Altra Torin Plush 4.5

Pontos Positivos
++ Conforto
+ Aderência
+ Respirável

Pontos "assim-assim"
+- Drop

Pontos Negativos
- Preço
- Aspecto
- Peso







Altra
março 23, 2021
0

Comentários

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Contact Me