segunda-feira, 5 de setembro de 2016

II Corrida das Peles

O pessoal anda entusiasmado com grandes provas tipo UTMB e portanto também vou falar de uma grande prova: tal como no ano passado juntei-me à festa em Argozelo e participei na 2ª edição da Corrida das Peles! O mês de Agosto foi um regresso aos treinos mais leve do que estou habituado mas com algumas nuances no treino que diferem do que eu estava habituado. Mas disso falaremos em outro post.

O ano passado o percurso foi algo curto e este ano a conselho meu mudou-se um pouco o percurso para se aproximar mais da légua. De qualquer forma, Argozelo é no norte e não há um quilómetro plano, o que fez com que a prova mesmo sendo curta tivesse sido dolorosa.

Depois de me deitar às 4 da manhã, acordei às 7 para ir treinar meia hora. Sim eu treinei antes de uma prova. Esta prova é para o convívio e pela festa, e humildade posta de lado, sabia que se nada acontecesse de errado, deveria ganhar.

Toda a gente reunida na partida (nem vou dizer quantos participantes é que eram...) e com muita animação começou a prova. Isolei-me rapidamente e senti que estava à vontade mesmo com os pulmões quase a saltarem-me da boca, pois ainda não estou num estado físico que me permita acelerar feito doido por ruas com declive positivo.

O meu treinador disse-me para tentar fazer a prova para 3:45\km e a certa altura olho para o relógio e ia a 4:00\km. Tentei acelerar um pouco mas quando dei por mim já estava na segunda parte da prova que tem um quilómetro a subir. Subi de forma controlada com a companhia do meu sogro e cunhada que me perseguiam de carro. No fim da subida demos a volta e comecei a descer de forma a abrir bem a passada. Resultado? Um quilómetro a 3:18\km.

Passei a meta em primeiro lugar e com o objetivo cumprido. Média final de 3:43\km, um pouco enganadora por causa do último quilómetro. No entanto ficaram boas sensações que se viriam a confirmar na última quarta feira num treino de teste de 30 minutos: 3:36\km de média, com bastante vento e com os músculos muito tensos (entretanto já fui sofrer para a marquesa!). Fiquem com o vídeo da prova!


Adivinha-se uma época de novas experiências e espero que com uma forma que nunca atingi até agora. Mas uma coisa é certa, estou a divertir-me apenas a treinar e espero que seja para continuar!

13 comentários:

  1. Isso promete!

    Por favor, mostra esse video! E fotos da corrida das Peles, isso parece-me muito fixe ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a entender o teu entusiasmo! Volta lá para o teu UTMB! Deixa lá estas provas com 10 pessoas :p

      Eliminar
  2. Sim senhor, o objetivo neste momento é precisamente gostar e apreciar o treinos, e pelo estado de forma com apenas um mês de treino já permite antecipar grandes resultados num futuro próximo :-D. Não é para todos ganhar a primeira prova da época, e logo num grande palco!!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da parte do grande palco lool :p obrigado mister!

      Abraço

      Eliminar
  3. Diversão e vitória. E com um km a 3.18... :)

    Um abraço e o desejo duma grande época!

    ResponderEliminar
  4. Isto é um blog de corrida ou de Formula 1? Já começo a ficar confuso!!! :)

    Parabéns pela vitória!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de corrida eheh e um pouco lenta por enquanto :p

      Abraço

      Eliminar
  5. Divertir-te nos treinos? Estou confuso...:)

    Noutra vida, o meu treinador dizia que apenas treinava para poder ir à provas, isso é que dava p**a.

    Estamos a falar de provas de velocidade mas como o compreendia. :)

    E agora até te compreendo, deve ser da idade :)

    Continua assim e a contar-nos como corre.

    Abraço

    PS: Corrida das Peles em Agosto???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como já referi várias vezes aqui no blog, o que gosto mesmo é de treinar! Mas obviamente que é nas provas que nos transcendemos e que temos aquela pica extra para ultrapassar os nossos limites!

      Um abraço!

      PS: Peles -> Peleiros http://www.brigantia.pt/noticia/argozelo-recorda-profissao-com-mais-tradicao-na-vila

      Eliminar
    2. E educativo, ainda por cima!!!

      Abraço

      Eliminar
  6. A abrir um época com uma vitória!!! Muito bom. Parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar