BES Run Challenge 2014 Sintra

Existem várias definições da palavra parvo. Uma delas é sem dúvida a de repetir uma burrice duas vezes. Depois de no ano passado ter feito esta prova em Sintra (ainda por cima lesionado) e de ter sentido a dureza da mesma, este ano repeti a "proeza". Apesar do cenário ser fantástico (quem não gosta da serra de Sintra), o declive das subidas e descidas é impróprio para a prática de atletismo, talvez apenas apropriado para provas trail. 

A grande diferença desta prova para o ano passado foi sem dúvida o tempo seco, que ajudou na "cagufa" que são as descidas mais íngremes de calçada, principalmente no último quilómetro. Apesar de saber o que me esperava, o meu corpo não esperava a porrada que levou. Depois de uma partida em que era mais de um quilómetro a descer e todos os atletas estavam empenhados em descer o mais rápido que conseguissem, começou a dureza da Serra de Sintra. Antes de começar a subir sem dúvida que tinha cerca de 100/200 atletas à minha frente, chegando então a altura de começar a escalada e ultrapassar quem ia a um ritmo lento na subida. 

Apenas estabilizei a minha posição no retorno a cerca de 4 quilómetros do final, seguindo com um pequeno grupo que eu ultrapassava a subir e eles me ultrapassavam a descer (uma das minhas fraquezas). Depois do Palácio da Pena eis que chega o verdadeiro teste, uma subida que deixa qualquer um derrotado, tendo chegado a atingir uma velocidade fantástica de 6:00/km. Depois a recompensa chega de forma também dolorosa, um quilómetro sempre a descer que deu cabo de todos os músculos das minhas pernas (ainda hoje estou completamente dorido). 

Acabei num honroso 21° lugar da geral (de 2123) e em 9° do escalão (de 500). O tempo esse era o menos importante, queria ter feito abaixo dos 40 minutos, acabando com mais 21 segundos que o objetivo principal. 

A recuperação desta prova vai ser mais demorada do que previa (e eu que tinha planeado um treino longo no domingo, hoje é segunda e mal consigo correr), mas o objetivo do calendário é próxima prova do BES na Costa da Caparica, tendo pelo meio dois treinos nas provas da Corrida da Liberdade e a diferente do normal Wings for Life World Run na praia da Comporta. Por agora, procuram-se pernas para poder treinar!

BES
abril 21, 2014
8

Comentários

  1. Pois...segundo oiço todos, essa é mesmo dura!
    Muitos parabéns pelo lugar e pelo tempo. Sim, pode não ter sido abaixo de 40 mas com aquele percurso...

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito complicado mesmo João, acho que existem limites, mas valia considerarem isto um trail e meterem lhe mais uns quilómetros.

      Abraco

      Eliminar
  2. Mais uma prova brutal, parabéns! Senti bem o efeito da serra de Sintra no GP do Fim da Europa, também andei uma semana dorido por causa das descidas. 40 minutos num percurso daqueles não é mesmo para qualquer um, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipe! Essa é um que eu tenho de ir para o ano!

      Parabéns também outra vez pelos 38 minutos e picos, já não está ao alcance de qualquer um!

      Abraco

      Eliminar
  3. Tempo brutal para Sintra e realmente esse não é o meu campeonato...e subi ao Palácio à la Trail...a passo.
    Compensei numa descida alucinante :) e se ontem estava fino hoje as minhas coxas e costas estão a dizer: estavas preocupado com os joelhos e tornozelos? Estavas?
    Então toma lá!
    Agora, que a prova é linda, é que eu não conheço nada tao duro a este nivel não, mas já o ano passado a adorei fazer e este ano, em melhor forma, e sem os paralelos molhados, delirei.
    Então, até à Caparica, quando eu chegar já deves estar na 9 ou 10 onda ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente duro, mas ao mesmo tempo um prova muito bonita e com bastante apoio popular, principalmente turistas.

      Espero que a Costa permita um percurso na zona do paredão :)

      Um abraço

      Eliminar
  4. Desconfio que mesmo os 10 primeiros também estarão tão "partidos" como tu... tal como os restantes participantes!
    Parabéns pela prova!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me