A minha suplementação

Vou falar de um assunto tabu. Aliás, retiro já o que disse. Isto não é um assunto tabu. Passo a explicar. Desde que comecei a levar o desporto a sério, já pratiquei várias modalidades. Durante um ano e pouco estive num ginásio. Nessa altura não tomava nada mas via os outros tomar. E era incrivel ver que nos balneários de um ginásio quem tomava suplementação (não interessa se era suplementação legal ou não...) fazia-o sempre meio às escondidas. Uma das diferenças que reparei para o atletismo foi que num final de um treino, por exemplo, de séries, toda a gente tomava descontraidamente a sua suplementação sem qualquer pudor. O porque desta diferença de atitude? Não vou falar disso pois não é o objetivo deste post.

Para as pessoas que neste momento estão "ahhhhhhhh!!!! ele toma coisas!!!" digo já: claro que tomo coisas! Aliás tomo/faço suplementação, não são coisas :) Também não vou perder muito tempo a explicar qual a importância de fazer suplementação. Quem faz desporto (seja atletismo ou outro desporto) de forma intensiva, precisa de dar ao corpo nutrientes que o ajudem principalmente a recuperar dos treinos. E é nisso que eu centro a minha suplementação. Vamos então por partes.

ProteínaGold Nutrition Total Whey - O que é e para que serve?



Recuperador - Gold Nutrition Fast Recovery - O que é e para que serve?


Outros - Prozis Sport L-Citrulina - O que é e para que serve?

E pronto e é isto. Nada de mais, tudo normal. O Fast Recovery costumo tomar mais ao fins de semana (treinos intensos) e depois das provas. A proteína faço mais durante a semana, ao lanche nos dias em que os treinos são mais puxados. A citrulina apenas estou a usar à pouco mais de um mês (foi-me aconselhada e bem aconselhada) e reparo que tem alguns bons efeitos na minha recuperação, pois tinha tendência com o acumular dos treinos em sentir as pernas pesadas e inchadas, e agora essa sensação é muito menor. Tomo todos os dias, aumentando a dosagem antes das provas tal como aconselhado.

Já sei que isto pode gerar alguma controvérsia mas deixem-se de coisas, isto é suplementação normalíssima e que não tem absolutamente nada de mal. Se querem bater em alguém, façam-no a quem anda ai com substâncias ilegais e outro tipo de coisas. 

Qualquer dúvida posso tentar responder mas não sou nenhum expert no assunto :)
Gold Nutrition
janeiro 6, 2016
12

Comentários

  1. Caro Vitor
    E para o "durante" tens alguma sugestão (meias maratonas, claro)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Podes tomar gel (gostei nesta meia maratona dos Descobrimentos de uns que eram mais líquidos e não precisavam de água) ou até soluções mais simples, como cubos de marmelada!

      Eliminar
  2. É a coisa mais natural. Durante o esforço perdemos coisas que têm que ser compensadas. Se alguém confunde isso com substâncias ilegais, informem-se! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já não tomo nada há uns 2 anitos (além do gel durante e do isotónico), mas já tomei e estou a pensar em voltar a tomar, já que se preveem meses de muita carga ... não tem mal nenhum, bem pelo contrário ... é a forma mais rápida, completa e simples de repor muito do que se perde nos treinos/provas.
    Andamento nisso ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. noto bem (ou notava quando a andava a treinar mais) a diferença do fast recovery ou mesmo apenas o whey no fim de um treino em especial de um bem puxado, seja corrida, ginásio ou spinning.

    De resto, a simples barrita ou gel (cada vez menos).

    Agora, vergoonha? Porquê? Mesmo no ginásio é natural, agora, há uns anos via uns comprimidos a mudar de mãos...esses sim, era às escondidas...

    O Paulo Pires também tem um artigo interessante da suplementação dele.

    Olha que essa da citrulina...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que ler o artigo dele...

      Eu notei diferenças com a Citrulina, tenho alguns problemas de circulação nas pernas e notei que me ajudou a recuperar melhor dos treinos. Não faz milagres, se não fizer massagens e bons alongamentos as pernas começam a "inchar", mas isto senti que ajuda a retardar esse efeito.

      Abraço

      Eliminar
  5. Já agora sobre a citrulina, podes dizer a dosagem que tomas? Tenho visto pessoal que toma 3g antes do treino e 3g depois, e também já ouvi outros que tomam quase 6g antes do treino.
    É algo que tambem estou a pensar tomar, mas queria uma opiniao sobre a dosagem certa.

    Já agora sobre outros suplementos, tomo e recomendo Omega-3. Excelente para a funçao cardiaca e cerebral, e pricipalmente para ajudar a reduzir a inflamação.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      A citrulina faço como li nos estudos, uma dosagem constante aumentando na altura nos dias antes de uma prova. Portanto, tendo em conta que treino de manhã, tomo 2/3g (deito mais meio scoop se for dia de séries ou assim) e 2g à noite. Uns dias antes da prova aumento para 4g de manhã e mantenho à noite. Ainda não experimentei uma dosagem maior mas talvez seja benéfica!

      Obrigado pelo conselho, vou investigar :)

      Abraço!

      Eliminar
  6. Pois, essas "coisas" são suplementos, exactamente o que a palavra quer dizer, algo que vai complementar / completar o que já naturalmente obtemos na alimentação mas que devido ao esforço intenso, não é suficiente. Por vezes, quem vende também não sabe elucidar com clareza o que cada produto é, o que faz, para que é mais indicado, muito menos contra-indicações, etc. Eu sinto muitas dúvidas frente às prateleiras carregadas de suplementos. É importante informar-nos e bastante, por exemplo neste momento estou a tomar (uma coisa :) ) que é a Glucosamina + Condroitina , pois esta última parece que é fundamental para uma boa absorção da primeira, mas averiguando um pouco, verifico que a maioria das marcas que vendem estes 2 produtos, os mesmos têm origem em mariscos, o que simplesmente pode ser fatal para um alérgico, e se isso é mencionado em letras pequeninas lá pelo meio da composição (porque a lei obriga) o consumidor não é devidamente alertado! Por isso, todo o cuidado é pouco quando se tomam "coisas" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário, obrigado pelo contributo! Nunca tal coisa me tinha passado pela cabeça. Que eu saiba não sou alérgico a nada, mas nunca se sabe. Não podemos "emborcar" as coisas à maluca, é realmente importante ver os constituintes.

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Contact Me