15ª Légua Noturna - Cidade de Odivelas

Nem parece que foi há um ano que disputei pela primeira vez esta prova. Como o tempo voa! Há um ano estava claramente em melhor forma. A lesão do mês de Maio estragou-me a reta final da época, mas como não gosto de desistir, não baixei os braços e tenho visto o progresso nos treinos. Porém tenho consciência que vou terminar a época sem atingir o melhor que consegui durante esta época.

O dia de sábado estava muito ventoso, mas tinha esperança que a coisa acalmasse. Obviamente que não aconteceu. Já na zona da prova, fui ainda beber um cafézinho com algum do pessoal do Vale Grande e até custava andar de frente para o vento, quanto mais correr. De qualquer forma, após muita conversa, tempo de reunir as tropas, distribuir dorsais e aquecer. Entretanto chegaram os meus pais, namorada e sogros. Pois é convenci a família toda a vir à caminhada (o meu pai que nunca o tinha visto a correr, fez os 2,5km sempre a correr, até fiquei com medo).

Viu-se que a afluência à prova não era muita, o que é pena. É uma prova tradicional e até tem algum público na rua a aplaudir e até as pessoas nas janelas dos prédios aplaudem. Não é muito, mas é 50 vezes mais do que 80% das provas em Lisboa. Mas esta prova poderá estar condenada a desaparecer. Esperemos que a Junta de Freguesia de Odivelas não deixe isso acontecer. Mas vamos à prova.

Sinal de partida dado e saímos todos num bom andamento. Todos tirando uma atleta, que saiu a um ritmo que parecia que ia numa prova de 100m. Eu instalei-me na frente da prova e passado nem 500m passei pelo tal atleta. Ninguém percebeu para que é que foi aquilo. Mas pronto, sem julgamentos. Segui no meu ritmo, senti que estava a controlar a prova. Não ia na "red line" mas ia num ritmo superior ao normal de prova, afinal eram apenas 5km.

Penso que só olhei para o relógio aos 2kms. Mais lento que o ano passado, mas desta vez na frente. Uma centena de metros depois, acontece o insólito. Ia atrás do carro da policia que ia a "marcar" o caminho da prova e este segue em frente num cruzamento, quando oiço um berro ao fundo da rua à direita e de repente só vejo o carro da policia a fazer inversão de marcha em alta velocidade. Eu basicamente abrandei logo e percebi que se tinha enganado. O atleta que segue em 2º chamou-me e disse-me que era "por ali". Obviamente que o que eu disse não foram coisas nada bonitas. Mesmo nada.

Com a vantagem perdida, tive que puxar como já não me lembrava de fazer à vários meses. Ao final de 1km, já tinha ganho alguma distância. Entre o 3º e 4ºkm há mais uma subida e eu quase que rebento a puxar por ela acima. Mas aguento. Entro no 4ºkm, olho para trás e não consigo ver ninguém. Mais uma centena de metros e chego a uma rotunda e consigo ver o 2º atleta. Já era um colega de equipa, o outro rapaz que seguia em 2º tinha ficado para trás! Último quilómetro, sempre a puxar. Pormenor que me esqueci neste relato: este último quilómetro foi o único com vento a favor, o resto foi praticamente sempre com vento forte contra, o que provocou um grande desgaste.


Como já perceberam cortei a meta em 1º lugar com 17s31m oficiais! O tempo foi 45 segundos pior que o ano passado, explicado essencialmente pela pior forma e pelo vento forte que se fez sentir. E claro que como não poderia deixar de ser, a cereja no topo do bolo foi o Vale Grande em primeiro lugar por equipas! E conseguimos ter 4 atletas em 6 lugares no pódio possíveis (2 masculinos e 2 femininos)!


Foi um bom (quase) final de época. No próximo domingo vou até ao GP de Almargem do Bispo e depois é tempo de arrumar os ténis por duas semanas. Até lá!

Resultados: 15ª Légua Noturna - Cidade de Odivelas

PS: Este artigo não ficaria completo sem um grande obrigado a todos os atletas que tornaram este domingo épico para Portugal!
Fonte: RR
15ª Légua Noturna
julho 11, 2016
7

Comentários

  1. Muitos parabéns por mais uma extraordinária vitória!
    E com direito a engano como sucedeu ao vencedor masculino da Meia-Maratona do Europeu :)

    Um abraço e força para ainda mais lugares cimeiros no pódio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Foi sim senhor, também vi isso em direto no domingo de manhã, até fiquei menos chateado eheh

      Um abraço

      Eliminar
  2. Muitos parabéns. A recuperar forma para acabar em beleza.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos! Pena já não ter tempo de entrar na minha melhor forma.

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me