Eu e Almeirim tínhamos contas a ajustar. O ano passado fiz provavelmente a pior prova da minha curta carreira e foi talvez a única vez que tive realmente vontade de desistir. Foi a única vez em que passei a linha de meta e deitei-me no chão completamente rebentado. Este ano teria obrigatoriamente que ter uma desforra. E voltar a comer sopa da pedra que estas pernas não andam a ar.
![]() |
Fonte: Luís Duarte Clara |
Depois de um bom aquecimento, foi tempo de seguir para a partida. Já há muito tempo que não me sentia como uma sardinha em lata mas pronto, ossos do ofício. Partida dada e foi tempo de fazer alguns zigzags e colar-me a um grande um grupo que seguia na frente. Lentamente o grupo desfez-se: 2/3 atletas seguiram para a frente, um segundo grupo seguia atrás deles a bom ritmo e um terceiro grupo seguia mais atrás no qual eu me inseria.
![]() |
Fonte: Luís Duarte Clara |
Pensei sempre em não apostar em erros do passado mas desta vez não aguentei. Mesmo com o vento de frente, não aguentei estar muito tempo resguardado no grupo. Fiz uma manobra à direita e siga para a frente do grupo. Mesmo com vento de frente sentia-me bem e com força. Fui forçando o grupo, juntamente com outros atletas que se iam chegando à frente e juntos conseguimos apanhar o 2º grupo que seguia à nossa frente. Foi uma sensação excelente correr com tanta gente a um ritmo elevado.
Sempre com vento a soprar de frente, foram 3 kms a roçar os 3:40/km culminando num 12º quilómetro a 3:49/km na Ponte D. Luís I em que o vento (meio lateral) era tanto que a certa altura pensei que o dorsal fosse embora. Chegando ao ponto de retorno, demos a volta à rotunda e a palavra que mais se ouviu foi "fod*-se..." de alívio. Parecia que tinham desligado as colunas e de repente só ouvíamos silêncio: passado quase 13 kms tínhamos finalmente o vento estava a favor.
![]() |
Fonte: Luís Duarte Clara |
Foi uma sensação fantástica e até libertadora terminar esta prova com força e com vontade de ainda correr mais quilómetros se assim fosse necessário. Foi um 5º lugar da geral e do escalão muito saborosos, com um tempo final de 01h09m49s. Foram mais de 3 minutos a menos que o ano passado o que reflete bem a diferença física de um ano para o outro. Coletivamente, repetimos um excelente 2º lugar. Um ano destes o 1º lugar vai ser nosso!
E agora o que se segue? Esperem pelas novidades. Já muita gente sabe, só falta anunciar publicamente!
Resultados: 32ª 20 KMs de Almeirim
Parabéns Vitor! Excelente prova. Essa sopa da pedra deve ter sabido mesmo bem :)
ResponderEliminarNunca fiz essa prova, um dia tenho de experimentar.
Abraço
Experimenta, é muito porreira :)
EliminarAbraço
Parabéns Vítor! Excelente prestação e vingaste o ano passado.
ResponderEliminarO que se segue? Cheira-me a Maratona, mas posso estar tremendamente enganado. Abraço!
Pode ser, pode não ser :) Abraço!
EliminarMuitos e muitos parabéns pela fantástica prova!
ResponderEliminarUm abraço e gostei de te ver
Parabéns também a ti pela excelente prova!
EliminarGrande abraço!
Brutal, abaixo da 1h10! Quando ao que aí vem, o meu dinheiro está numa prova de trail! Não, numa de sky daquelas mesmo sujas! eheheh
ResponderEliminarEheheh ainda não estou assim tão maluco :p
EliminarVais fazer uma Maratona???? A sério??? … :P … parabéns pela excelente prova, tás um maquinão.
ResponderEliminarAquele abraço
Aahahah :p
EliminarObrigado! Grande abraço