Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Strava. Recentemente, tomei essa decisão definitiva, e embora não tenha fechado a conta, desativei a sincronização com a Garmin. E com essa decisão, obviamente, comecei a fazer toda a gestão de treinos pelo Garmin Connect. 

Poderia fazer um longo artigo sobre todas as funcionalidades que aprecio na plataforma da Garmin. Mas estamos em 2020, esta plataforma já nos acompanha há demasiados anos para fazer estar a enumerar todas as funcionalidades que esta plataforma disponibiliza. Mas isso não significa que não possa dizer aquilo que eu aprecio no Garmin Connect. Vamos a isso!

Estatísticas de Saúde

Como já disse várias vezes, não sou nenhum nerd de análise de dados. No entanto, isso não significa que não goste de ver alguns números. Já que investi tanto dinheiro num bom relógio (Garmin Forerunner 945), já agora quero aproveitar todas as funcionalidades que este providência. Neste campo incluo os dados de sono, respiração, oxímetro, e mesmo alguns dados como o body battery ou o nível de stress, são dados interessantes de ler. Como é que eu via estes dados no Strava? Não faço ideia, acho que mesmo na modalidade paga, teria sempre que vir ao Garmin Connect para os poder ver.





Relatórios

Sim o Strava é mestre e senhor na visualização do histórico dos nossos treinos (posso estar enganado, mas acho que essa funcionalidade agora é paga). No entanto, recentemente andei a explorar o Garmin Connect e adorei a funcionalidade de Relatórios. Podem ver para um determinado período de tempo, a distância percorrida, média de batimentos cardíacos, ritmo médio, número de atividades, entre tantas coisas, e entre tantas atividades! E lá está, se forem uns nerds dos números, ainda podem exportar estes dados. 




Atividades 

Tal como já falei num dos meus vídeos, gosto de ir cumprindo pequenos objetivos. Um dos objetivos que o relógio me permite medir são os passos e os andares que subi e desci durante o dia. Não é uma coisa que eu até costume consultar no Garmin Connect, mas é bom ver que lá está o histórico todo. Outro aspeto que referi no meu artigo anterior sobre o Strava, é o facto de aqui ter acesso a todas as métricas que o relógio recolhe sobre o meu treino. Claro que há outras plataformas que através de cálculos xpto nos dão dados espetaculares. Mas honestamente (desculpem a sinceridade), a mim não me interessam para nada. Que é que interessa mais do que o nosso ritmo, elevação, batimento cardíaco e cadência? O Garmin Connect dá-me todos esses dados em gráficos, por splits, médias, minímos, máximos, etc. E a maior parte deles nem nunca os vejo. Aliás, é raro eu ver mais do que a média e batimento cardíaco... e isso vejo no relógio quando acabo o treino. Foquem-se no essencial!




Dashboard(s)

O facto de podermos criar diversos dashboards, com vários objetivos e que nos permite tirar a componente social ao nosso gosto, para mim é uma funcionalidade ganhadora. Para quem gosta de personalização ao máximo, não há melhor!



Calenderazição de treinos

Vou nomear esta funcionalidade por sugestão do Sérgio Freitas no meu artigo sobre o Strava. Sinceramente acho uma excelente funcionalidade, embora eu não a utilize. Permite-nos criar treinos e colocá-los no calendário, e posteriormente sincronizar com o relógio. Não ter que ir ao telemóvel ver o plano de treinos para saber o que tenho que fazer e ter tudo logo diretamente no relógio... tenho que começar a usar isto!

Gestão de equipamento

Esta é simples: gestão de equipamento na aplicação. Strava, aos que esta funcionalidade é obrigatória. É que nem entendo a teoria de estar numa aplicação e salta para um site (que nem adaptado para dispositivos móveis está) para fazer a gestão de equipamento. E o Garmin Connect permite ver mais dados, como quantas atividades estão associadas a um equipamento. Nem há comparação neste campo.

Concluindo 

Claro que nem tudo são rosas. Duas coisas que gostava de ver. Gostava de ter uma vista melhor sobre o meu histórico de treinos (vá lá Garmin, se quiserem e pagarem bem, até eu faço isso facilmente), e gostava de uma aplicação para o telemóvel mais polida. Não é feia (só conheço a versão Android), mas poderia ser melhor, e alguns comportamentos e ecrãs são um pouco pré-históricos. Outra coisa que é funcional mas poderia ser melhorada, é a gestão do equipamento. Gosto de controlar a quilometragem dos meus ténis. Esta gestão funciona, mas não é a mais intuitiva. 

E basicamente, é isto. Com certeza me estou a esquecer de pontos positivos e outros negativos. Sim, nem referi os segmentos, porque honestamente nem me interessam (para a malta do ciclismo isto é muito importante). A componente social também não está muito trabalhada, mas nesse aspeto, ainda bem. A equipa da Garmin que se foque no que é importante. 

Se há plataforma melhores? De certeza que há, mas honestamente, estou contente e tranquilo com a opção de me manter (por enquanto) com o Garmin Connect. 

Nota final: este artigo já estava escrito há mais de um mês e em nada se relaciona com o recente ataque à Garmin (ver mais aqui).


garmin
julho 31, 2020
8

Comentários

  1. Desde 2009 que utilizo a plataforma Garmin, ainda antes desta nova aplicação do Garmin Connect e, tal como tu, não sei se haverá melhor. Mas isso é algo que não me interessa minimamente saber pois esta satisfaz a 100% as minhas necessidades. Tem tudo o que quero e mais uma série de coisas que nem utilizo. E é gratuita!
    Também concordo contigo que a aplicação para Android poderia ser melhorada, apesar de compreender a limitação de ecrã

    Um abraço e muito bons registos no Connect :)

    ResponderEliminar
  2. Sou um recente utilizador da Garmin e do que vi gostei. Depois de ler o artigo fiquei com a ideia que tenho de explorar mais. Adoro as estatísticas e vi aqui uns mapas interessantes que ainda não explorei. O Strava só comecei a usar pela parte social mas nunca liguei muito. Desde sempre usei o Endomundo que gosto muito e onde tenho todo o histórico.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu mesmo assim ainda tenho muito para descobrir no Garmin... Talvez faça mais uns artigos 🙂 um abraço!

      Eliminar
  3. Costumo usar o calendário da garmin connect para marcar as corridas (agora corridas virtuais). Obrigado pela partilha. não conhecia algumas funcionalidades.

    ResponderEliminar
  4. "Não ter que ir ao telemóvel ver o plano de treinos para saber o que tenho que fazer e ter tudo logo diretamente no relógio... tenho que começar a usar isto!" - Quando te habituares ao relógio a dizer-te o que tens programado para o treino, vais ver o jeito que te dá... Especialmente para séries e afins.

    Pessoalmente para mim, a Garmin é completamente imbatíveis nas estatísticas, eu como nerd dos gráficos e dos números, utilizo também o excel e é maravilhoso.
    Os objectivos também dão muito jeito (e se me recordo bem, no strava eram pagos).

    E, algo que também dá jeito, e que há anos atrás quando usava o strava, eles não eram assim lá muito bons (agora sinceramente não sei), que é:
    O Garmin permite, completo controlo da nossa privacidade. Desde bloqueares utilizadores que não queres que vejam absolutamente nada teu, a criares áreas "protegidas" contra mirones (por exemplo se não te interessar mostrar a parte do treino onde começas e terminas à porta de casa/trabalho, ou algo assim), até escolheres o que tens no teu perfil e que querem que todos vejam. É muito bom mesmo, no que respeita à privacidade.

    E, se o teu relógio permitir, criares percursos (com heatmaps ou inventados por ti) ou usares percursos públicos que outros utilizadores tenham criado, por exemplo quando vais treinar longe do teu quintal. Foi por exemplo o que utilizei para treinar em Paris ou no Destrelo da Malhada em Arouca. Podem ser criados na aplicação de telemóvel, mas no PC é mais fácil.

    Melhor que tudo, é gratuito.

    Abraço

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Search

Popular Posts

Adeus Strava?

Existe algo que está a borbulhar na minha cabeça já há algum tempo. Existe um c…

Análise Domyos T900C

Finalmente, o prometido já há algumas semanas! Fiquem com a minha análise à p…

Análise Saucony Kinvara 10

Tenho passado por várias fases no que se relaciona com marcas de ténis. Quando …

Técnica de corrida

Todas as épocas gosto de introduzir componentes novos à minha rotina desportiva…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Contact Me