AnĂ¡lise Kiprun KD900X



Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog, isto baseando-me claro em todo o feedback que recebi desde que comecei a falar deles. Quais as razões para isto? Um preço base mais acessĂ­vel que os seus concorrentes (considerando a gama de super shoes) e o facto de apenas estarem disponĂ­veis online. É um facto de quanto mais exclusivo algo Ă©, mas apetecĂ­vel se torna. Mesmo que na verdade isto se torne um dos maiores contras deste modelo. Mas lĂ¡ chegaremos.

NĂ£o sou o atleta do mundo mais versado para falar sobre toda a gama de modelos com placa de carbono que agora existem no mercado. No entanto, como podem ver neste artigo, jĂ¡ tenho a minha quota de experiĂªncia nestas andanças, desde o modelo mais barato do mercado, os Joma R.3000, atĂ© ao provavelmente modelo mais bem sucedido atĂ© hoje, os Nike ZoomX Vaporfly NEXT% 2. Portanto, quando comecei a ver publicidade ao novo modelo da Kiprun com placa de carbono, fiquei logo com vontade de os experimentar. Felizmente os astros alinharam-se, e depois de umas boas dezenas de quilĂ³metros com os Kiprun KD900X nos pĂ©s, posso finalmente fazer uma avaliaĂ§Ă£o aos mesmos com pĂ©s e cabeça.


As primeiras reações que observei ao design dos KD900X foi que a cor apenas em branco nĂ£o caiu no goto de toda a gente. Eu pessoalmente gosto mesmo muito do design! Apesar de nĂ£o serem uma cor super reluzente, vĂ£o ser um modelo que chama a atenĂ§Ă£o, com toques bastante giros como as pontas dos atacadores em cores diferentes e muitas inscrições por todo o sapato. O ponto negativo a tirar daqui Ă© apenas o facto de nĂ£o haver alternativa. Talvez a Decathlon esteja a pensar numa possĂ­vel nova cor(es) para uma prĂ³xima iteraĂ§Ă£o.

Quando os calçamos nota-se que sĂ£o um modelo bastante confortĂ¡vel. NĂ£o sĂ£o nenhuns Kiprun KS900, nem pretendem ser. Estes sĂ£o um modelo de competiĂ§Ă£o e o nĂ­vel de conforto tem de ser visto por esse prisma. O seu tecido fino confere uma excelente respirabilidade em todas as temperaturas, nĂ£o havendo nenhum desconforto mesmo quando o treino/prova jĂ¡ vai longa. Ainda dentro do conforto, um ponto bastante importante a referir: escolham um nĂºmero abaixo do normal que costumam calçar em tĂ©nis de corrida. Aconteceu-me a mim (calço o 41 para correr e os KD900X neste nĂºmero ficavam-me grandes) e jĂ¡ li vĂ¡rios relatos semelhantes noutras anĂ¡lises de sites da especialidade.






Mas vamos Ă  passada, que Ă© o foco deste modelo. Primeiro, falemos do peso. No nĂºmero 40 pesam 201 gramas o que os torna num modelo estupidamente leve. Perdem apenas por 14 gramas para os Vaporfly Next% 2 no nĂºmero 41 (explicaĂ§Ă£o desta comparaĂ§Ă£o do nĂºmero 40 com o 41 no parĂ¡grafo em cima). Com este peso, podem esperar uma passada super leve, praticamente nem sentindo que os tĂªm nos pĂ©s. Relativamente ao drop, esse Ă© moderado, ficando-se pelos 8mm.




O amortecimento, Ă© como esperado um dos pontos fortes deste modelo. Com a espuma VFOAM (material Pebax® 20%) e a placa de carbono, dĂ£o uma responsividade completamente diferente (em ritmos altos) face aos modelos tradicionais. Este efeito nĂ£o se nota logo nos primeiros quilĂ³metros, sendo preciso usar uma ou duas vezes para se começar a sentir o efeito. No entanto, sou obrigado a referir que a resposta na passada Ă© um nĂ­vel abaixo dos concorrentes da Nike (tambĂ©m estamos a falar de uma diferença de 100€ em preço base), mas dando goleada face aos Joma R.3000. Testei-os em tempo runs, intervalados longos e atĂ© intervalados curtos. Nunca me deixaram ficar mal, e quanto mais os usei, mais gozo me deram. Portanto, principalmente se ainda nĂ£o tiverem nenhum modelo referencial neste aspecto, garanto-vos que os KD900X vos vĂ£o deixar extremamente satisfeitos.
 




Como podem ver pela foto anterior, existe algo que distingue este modelo da maioria dos modelos concorrentes. Os materiais utilizados na sola, que cobrem a espuma, dĂ£o uma durabilidade extra aos KD900X (a marca promete 1000km, havendo relatos de 1500km feitos). E estes materiais dĂ£o algo ainda extra: aderĂªncia! Fiz treinos com eles em vĂ¡rios pisos e com condições hĂºmidas e nunca me deixaram ficar mal. Completamente surpreendido neste ponto!

Apesar de jĂ¡ ter tocado em alguns pontos menos positivos, falta ainda referir o que para mim Ă© a maior falha neste modelo e que pode impedir a disseminaĂ§Ă£o do mesmo pelo nosso mercado: os Kiprun KD900X sĂ³ estĂ£o disponĂ­veis online. Isto nĂ£o seriam um problema se ao menos os pudĂ©ssemos experimentar em loja, mas ao que sei, nenhuma loja os tem para experimentar. Apenas a Decathlon Amadora tem o modelo em exposiĂ§Ă£o. É certo que as encomendas online na Decathlon funcionam muito bem, mas a trabalheira de trocar/devolver quando o ato de experimentĂ¡-los ao vivo poderia resolver estes passos secundĂ¡rios… enfim, Ă© uma decisĂ£o algo estranha.




Concluindo, no fundo posso dizer que apesar de algumas surpresas (positivas) Ă  mistura, os Kiprun KD900X corresponderam Ă s minhas expectativas. Acho que serĂ¡ um modelo que poderĂ¡ ser super versĂ¡til a nĂ­vel de alguns treinos que necessitem de mais performance (intervalados longos, tempo runs, etc) e claro competiĂ§Ă£o atĂ© diria pelo menos Ă  meia-maratona. Acredito que tambĂ©m façam a distĂ¢ncia rei, mas gostava de ouvir/ler experiĂªncias neste campo. Para quem procura um modelo com placa de carbono, mais acessĂ­vel que o restante mercado, este modelo Ă© sem dĂºvida uma excelente opĂ§Ă£o, com boa qualidade, durabilidade e que vai potenciar a vossa passada como apenas um modelo de placa de carbono o sabe fazer. 

Pontos Positivos
+ Conforto
+ RespirĂ¡vel
+ Amortecimento
+ Peso
+ AderĂªncia
+ Durabilidade

Pontos "assim-assim"
+- Preço (considerando que facilmente se arranjam os concorrentes a preços semelhantes)
+- Alguns elementos do design poderiam ser melhorados (apenas uma Ăºnica cor nos tempos que correm…)
+- Responsividade quando comparados com os modelos concorrentes

Pontos Negativos
- SĂ³ disponĂ­veis online (nĂ£o Ă© propriamente um ponto negativo, mas quando o tamanho nĂ£o corresponde ao esperado, poderĂ¡ causar “trabalho” com a troca pelo tamanho correto)

Onde comprar? 
Nota: jĂ¡ viram os recĂ©m lançados KD900? Basicamente vĂ£o buscar tudo o que os KD900X tĂªm de bom, tirando-lhe a placa de carbono e adicionado um pouco mais de costumizaĂ§Ă£o. Parecem ser o par perfeito para deixar os KD900X apenas para competiĂ§Ă£o. 

Podem vĂª-los aqui:








anĂ¡lise
abril 7, 2023
0

ComentĂ¡rios

Search

Popular Posts

AnĂ¡lise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opiniĂ£o muito prĂ³pria sobre o calçado da Nike. Essa opiniĂ£o foi fo…

OlĂ¡ Garmin Connect!

Num dos meus Ăºltimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

AnĂ¡lise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

AnĂ¡lise Joma R.3000

NĂ£o hĂ¡ dĂºvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos tĂ©nis . Des…

AnĂ¡lise Kiprun KS900

Esta Ă©poca faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Contact Me