Campeonato Regional de Estrada


Não há outra forma de dizer. Estou feliz por estar de volta. Estou sem velocidade, raramente estou sem uma moinha na cabeça dado a falta de sono, estou sem treinos especificos, e não tirei quilómetros para esta prova. E no entanto o meu corpo respondeu, sem dores, e com um resultado bastante satisfatório. Há dias felizes!

O ano passado fui muito feliz nesta prova, ao alcançar o meu primeiro pódio numa prova regional. Este ano não tinha ilusões. Mesmo com os boatos da mudança de percurso, sabia que qualquer resultado, iria ser bem distante do ano anterior. No entanto, sentia-me com ganas para ir a esta prova por tudo o que tenho passado nos últimos meses. Nem vale a pena estar-me a repetir. 




Rever toda a gente da equipa foi um dos pontos altos da tarde. Basicamente desde Novembro só tive com alguns elementos da equipa no Regional de Corta-Mato Curto. E sim, na verdade desde Novembro que não fazia uma prova de 10km! 2023 está a ser um ano completamente sem sentido no que à corrida diz respeito. 

Depois de um bom aquecimento, instalei-me na zona da partida sem querer meter-me nos lugares da frente pois sabia que não "merecia" lá estar. Falando na partida, continua a ser o problema desta prova. E não há meias palavras para isto: se o ano passado a partida já foi de um completo amadorismo, este ano não foi muito diferente. Para além de uma confusão brutal no bloco de partida, até direito a uma falsa partida tivemos. Se o novo percurso deu outro ar à prova (pela positiva), isto tem de ser corrigido, se não a AAL vai continuar a ter os ouvidos a arder ano após ano.

Partida dada! Que saudades disto! Apostei num ritmo alto mas confortável para testar as águas. Nem tentei ir com o grupo da frente (este ano até atletas do Benfica estiveram presentes) e deixei-me entre alguns atletas de grupos secundários. Vendo agora, um ritmo de 3:25/km no primeiro quilómetro. Já nem sabia o que era isto há vários anos.

Segui num ritmo controlado nos quilómetros seguintes, ultrapassando alguns atletas até me isolar com um atleta aos 3,5km. Aqui pensei em ir com ele pois na verdade já íamos ao mesmo ritmo há bastante tempo, e trocámos algumas palavras. Mas foi sol de pouca dura, passado umas centenas de metros este atleta arrancou e fiquei completamente sozinho, apenas motivando-me com alguns atletas que se encontravam ainda no meu horizonte. 

Passei a primeira volta com uma média de 3:24/km e honestamente estava-me a sentir bem. Senti que conseguia apostar num ritmo um bocadinho mais forte sem sentir que iria estar a pôr em causa o bem estar físico. No meu sub-consciente ainda estava a reta final do Regional de Corta-Mato Curto que após uma aceleração fiz a minha primeira rutura. No entanto, este aumento de ritmo fez-me passar pelo menos uma mão cheia de atletas. 

Para o último quilómetro e meio estava guardado um bom final com um atleta de grande futuro que tive o prazer de conhecer há pouco tempo. O Samuel Latas, atleta do Mealhada, seguia à minha frente a um bom ritmo. Mas lentamente consegui-me ir aproximando dele, e quando estava ao lado dele tentei dar-lhe força para seguirmos os dois para o quilómetro final. No entanto, lentamente fui-me distanciando e sentido-me bem, segui num ritmo alto mas... controlado. Já nem sei quantas vezes disse isto.



Acabei por cortar a meta com 33m53s. Um tempo que pensei ser nesta altura impensável, por estar sem descanso (de sono e de quilometragem), apenas com um mês de treinos e sem intervalados. O melhor indicador foi ter fechado a segunda volta de 5km com 3:21/km. Terminei num agradável 5º lugar sénior e 12º lugar geral. A cereja no topo do bolo, foi o 3º lugar por equipas nos absolutos masculinos!

Esta prova ajudou-me a perceber que este é o caminho. O reforço muscular e os treinos controlados pelo batimento cardíaco estão a resultar, e agora é apostar nos intervalados para voltar a atingir os ritmos do passado!

Resultados: Campeonato Regional de Estrada 

Gostaram do artigo? Apoiem o blog comprando aqui o vosso material desportivo.

Campeonato Regional
abril 30, 2023
0

Comentários

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Contact Me