Campeonato Regional de Seniores



Desde o ano passado em que fiz o apuramento para os nacionais, que a minha vida na pista tem sido uma roda vida. Isto não quer dizer que não seja ainda uma criança neste mundo. E nesta prova ficou comprovado isto, pois fazer provas de 3000m é muito diferente de fazer de 5000m. Mas honestamente, é algo que já tinha percebido e ia mentalizado para tal. Ia preparado para sofrer e foi isso que aconteceu.

Esta prova começou logo por se tornar numa manhã especial. Foi a primeira vez que tive o meu filho a “ver” a minha prova. Claro que tendo 4 meses, teve a dormir a prova toda ao colo da mãe. Melhor que nada! Apesar de ter chegado mais que a tempo, acabei por não fazer um aquecimento fantástico (apesar de em boa companhia), não tendo tempo sequer para fazer umas retas. A prova teve a proeza de começar 2 minutos mais cedo, o que nem é uma queixa, é apenas constatação da realidade.



Sinal de partida dado e a loucura começou. Dois atletas foram logo para a frente distanciando-se do resto do grupo no qual eu me inseria. Um destes atletas (Pedro Urbano) acabou por ser o vencedor da prova liderando do princípio ao fim. A primeira volta acabou por ser como expectável a mais rápida. sendo a única que completei nos 3:00/km. Tudo o que veio a seguir, teve de ser encarado com ânimos mais resfreados. E é aqui que conta a experiência dos 3000m vs 5000m: nos 3000m pouco tempo temos para não dar o máximo. Nos 5000m se estás sempre a dar o máximo vais rebentar de uma forma que vai doer só de ver.

A minha prova foi mesmo muito equilibrada. Vendo os splits de 400m, esteve sempre entre os 75 e os 77 segundos por volta. Isto a nível de classificação permitiu-me meter uma cadência em que basicamente nunca senti que pudesse rebentar e ao mesmo pude ir ultrapassando atletas. A certa altura consegui isolar-me em segundo mas sabia perfeitamente que iria ser muito complicado manter. Porquê? Porque eu tinha ultrapassado umas voltas antes o atleta Miguel Malho (SCP) que já tinha ficado à minha frente nas Noites Quentes do Restelo por 2 segundos e sabia que ele tinha uma excelente ponta final.



Dito e feito. Antes dos últimos 400m senti o Miguel a aproximar-se de mim e senti que nunca tive pernas para o acompanhar. Ele passou-me facilmente embora eu tivesse sempre a dar o máximo. Percebi que o fazer o pódio neste Campeonato Regional de Seniores estava garantido mas havia outro objetivo em mente e que esse sim era o principal: bater o meu recorde pessoal do ano passado nos Apuramentos de Clubes.



E assim foi. 11 segundos. Se no ano passado fiz 15m55s, faço a minha última prova de 5000m da época com um tempo final de 15m44s. Se estou contente? Muito. Se queria mais? Sim. Sinto que as Noites Quente do Restelo deixaram a sua marca nas pernas e que deveria ter feito uma massagem entre as provas. Por outro lado, segunda prova de bicos (tenho estado a usar os Kiprun At Mid e pelo preço nada a dizer até agora) sem nenhuma mazela e isso é excelente! Para a história fica um 3º lugar neste Campeonato e um 2º lugar coletivo do Belenenses.



E agora? Contagem decrescente para o final desta parte da época. Alguma coisa pode mudar, mas em princípio estarei na fase final do Campeonato Nacional de Clubes para defender a camisola do Belenenses nos 3000m. E é já dia 23 de Julho! Até lá!


Campeonato Regional de Seniores
julho 12, 2023
2

Comentários

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Contact Me