O prazer de treinar

Um das frases mais oiço sobre o facto de eu correr todos os dias é a famosa: "não sei como consegues". Eu normalmente sorrio e encolho os ombros. Que é que eu posso responder? Que tenho prazer em treinar? Que consigo tirar prazer de uma coisa que às vezes consegue ser dolorosa? A seguir chamavam-me masoquista, parvo, diziam se não tinha mais nada para fazer, entre outros.


Os meus dias durante a semana começam cedo. Muito cedo. O despertador do telemóvel está programado todos os dias para as 6:30. Para quem pensa que eu sou doido, eu respondo que há piores. 5:00, outros às 5:30, outros já estão às 6:00 em Monsanto (eu levanto-me às 6:30 para correr na minha zona)... É uma questão de prioridades. Quem corre sabe que treinar é uma coisa que tem de ser encaixada no dia de trabalho, no tempo da família, no tempo da namorada(o)/mulher/marido. Não é uma obrigação, mas é uma coisa nossa que tem de ser gerida e respeitada.

Também gostam muito de me interrogar sobre o que é que eu penso. Eu respondo com o típico "sei lá!". A verdade é que em um treino normal (corrida contínua) dá para pensar em dezenas de assuntos. Mas esse é um dos principais prazeres da corrida. Se for um treino solitário, podemos pensar em diversos assuntos, refletir sobre os mesmos, pensar no sentido da vida. Será que as pessoas a quem isto faz confusão, têm medo de pensar sobre a sua vida? Desculpem lá as questões filosóficas, mas não podemos ter medo de pensar sobre nós próprios.

Às vezes interrogo-me se prefiro fazer provas ou treinar. Não duvido que muita gente adore ir às "missas" que há todos os fim de semanas por esse país, mas a verdade que o que me dá gosto na corrida é treinar. Todos os dias consegue ser diferente. Todos os dias me consegue dar novas sensações. Num treino intervalado como este é possível ter dezenas de sentimentos diferentes (vá bora uma já está.. duas siga... fod*-** ainda só agora vou a meio) mas por mais que acabe completamente destruído, estes treinos são os que me deixam com vontade de treinar mais e mais e continuar a melhorar.

O pico da semana é normalmente o treino longo. É um treino que custa a fazer, é onde está todo o cansaço da semana acumulado, mas é onde se comprova que o corpo é uma máquina fantástica. Quando parece que as nossas energias já estão a falhar, o corpo começa a pedir mais e mais, e por vezes sou eu que o tenho de fazer abrandar. Nos últimos tempos tenho evoluído bastante nos treinos longos, os ritmos têm aumentado e tenho acabado os treinos com vontade de abrir os braços como quem diz "vocês viram o que acabei de fazer?". Obviamente não faço isso pois o máximo que ia conseguir era uma velhinha no meio da rua a abanar a cabeça em sinal de reprovação e a pensar que esta juventude estava perdida com as drogas.


Poderia falar sobre como as endorfinas de manhã agem como um café duplo no meu cérebro. Poderia falar disto e daquilo. Poderia continuar a divagar quase infinitamente sobre este assunto. O que é que eu queria provar? Nada. Apenas exprimir-me um pouco sobre este assunto. Cada um tem a sua forma de treinar, de ver as coisas, de estar no mundo. Eu não sou melhor que ninguém, mas também na minha cabeça ninguém é melhor do que eu. Sou apenas simples amador. Eu sou simplesmente aquele que gosta de correr.
treinos
novembro 14, 2014
9

Comentários

  1. Excelente texto!!!
    Só quem anda lá dentro pode compreender algumas coisas. É que nem vale a pena tentar explicar aos que não correm que ainda ficarão com pior impressão nossa, eh eh!

    Sobre o que se pensa. Acabei um treino de 15 km e não me lembro o que ia a pensar, o que já é uma grande vantagem, o podermos estar hora e meia pensando em nada. as outras vezes tomo grandes decisões.

    Um abraço e sê sempre assim feliz a correr!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!

      Sim sem dúvida, às vezes até chego a pensar no que pensei durante uma hora de treino ou assim e chego à conclusão que não pensei nada, o que na verdade até sabe bem. Mas muitas vezes já resolvi coisas que estava "empancado" no trabalho e já tomei diversas decisões!

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Onde disse "as outras vezes tomo grandes decisões." queria dizer "Mas outras vezes tomo grandes decisões.", faltou-me um m que faz toda a diferença no contexto

    ResponderEliminar
  3. excelente texto continuar a fazer aquilo que te faz feliz abraço marco lopes

    ResponderEliminar
  4. Que texto fantástico Vítor. É tão complicado dizer o que se pensa durante os treinos, a maior parte das vezes não me lembro o que pensei durante as horas anteriores.

    Quanto ao porquê se corre, ainda há muita gente que não percebe o objectivo. Eu não corro rapidamente nem tenho grandes tempos, por norma ando sempre no ultimo terço do "pelotão", mas tinha um colega de trabalho que depois das provas a 1ª pergunta era sempre "então em que lugar ficaste".

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!

      Epa a pergunta em que lugar fiquei era o que mais me enervava! Agora pronto lá vou conseguindo umas classificações melhores e o pessoal já fica a olhar para mim com cara de parvo :p

      Um abraço!

      Eliminar
  5. Belo texto!

    É mesmo muito complicado explicar a pessoas que não compreendem o que fazemos, porque o fazemos, como...

    Quando era um puto federado, basicamente fazia velocidade e salto em comprimento, e aí posso dizer, gostava de treinar, mas o que era mesmo bom (usava outra expressão mas tens aqui um blogue familiar) eram as provas, a descarga de adrenalina que provocava, o ir ali no meio da pista, lado a lado, a dar o máximo, puxar até não dar mais.

    Nas provas de 200 e 400 m então, sair da curva para a reta da meta é qualquer coisa que ainda hoje só de pensar nisso me dá arrepios.

    Neste momento, e com outro tipo treino e provas o que gosto mesmo é de treinar, as provas são mesmo um complemento, como uma festa, onde encontramos conhecidos, vamos conhecendo este país, quem sabe outros.

    E sim, a pergunta, em que lugar ficaste, ou ganhaste? ahhhhhhhhhhhhhhh

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Muito bom Vitor, tens o dom da escrita! Gosto também bastante do novo aspecto gráfico do teu blog, está muito giro!

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me