Meia Maratona dos Descobrimentos - 10Km

295 dias. Quase 10 meses sem fazer uma prova de 10km. 190 dias. Quase 6 meses sem fazer uma prova com uma preparação real. É incrível o que uma lesão nos pode fazer a nível competitivo. Mas na realidade não se resume apenas a isso. Esta época já fiz os 20km de Almeirim e a Meia Maratona de Abrantes mas na verdade essas provas nunca deveriam ter constado do meu plano. Foi casmurrice minha ir a essas provas mesmo sabendo que não tinha a preparação adequada. Mas desta vez foi diferente.

A minha preparação nas últimas semanas tem sido direcionada para provas mais curtas. A lesão no adutor já começa a ficar para trás e o corpo finalmente começa a assimilar os treinos e a conseguir atingir os ritmos com que estava antes da lesão. O objetivo destes 10kms englobados na Meia Maratona dos Descobrimentos era testar exatamente como é que eu estava a nível competitivo.

Ao contrário do ano passado em que estava um grande temporal, este domingo havia um sol fantástico tal como um frio desgraçado. Nada como fazer o aquecimento de fato de treino e de luvas não resolva. Problema? Gerir o tempo do aquecimento. Faltavam cinco minutos para a prova começar e eu ainda tinha de ir do CCB ao parque de estacionamento do Estádio do Restelo para me despir e ir para a partida. Como ainda tinha o relógio ligado, cheguei a ver o ritmo a 3:40/km. Bom aquecimento.

Cheguei ao bloco de partida faltava menos de um minuto para a partida. O problema é que eu pensava que a partida era às 9:30 quando na verdade era às 9:35. Esperto. Senti o nervosismo a passar-me nos músculos como já há meses que não sentia. Pensava que estava com os músculos tensos, ia fazendo alongamentos dinâmicos mas era tudo nervosismo a falar. Sinal de partida e tudo ficou para trás.

Primeiras centenas de metros com muita gente a ir para a frente. Arrisquei num ritmo alto mas controlado. Percebi que tinha vindo gente mais forte aos 10km do que à meia maratona e que não valia a pena pensar na classificação. Naquele momento o que interessava era o ritmo. Aos 2 quilómetros fizemos uma viragem e percebi que o jogo mudava: vento contra.

Fonte: A Minha Corrida
Por esta altura já seguia sozinho e só mais tarde iria conseguir ultrapassar alguns atletas. O 3º e 4º quilómetro foram feitos no ritmo que estava à espera. Mas a partir desse momento comecei a decair. Ainda consegui passar aos 5km com 17m03s, conseguindo fazer o me foi pedido pelo meu treinador (passar entre os 17m00s e 17m05s). Mas a partir dai decai para a casa dos 3:30/km e mesmo forçando o ritmo, não estava a conseguir ir ao ritmo que desejava.

Nova viragem e de repente silêncio. Deixei de ouvir o vento a soprar nos ouvidos e usei isso com alento. A partir desse momento o jogo mudou, outra vez. O ritmo aumentou logo e comecei a aproximar-me rapidamente de atletas que seguiam à minha frente. Ultrapassei 2/3 atletas e quando dei por mim já estava a entrar no último quilómetro. Ainda seguia no meu campo de visão um atleta do Belém Runners e utilizei isso como incentivo. O 10º quilómetro foi feito a 3:09/km e os últimos 100m a 3:02/km...

Fonte: A Minha Corrida
Terminei a prova em 7º da geral e 5º sénior, com o tempo de 34m14s. E a média? 3:23/km. Objetivo cumprido. Se gostava de ter ido ao pódio? Gostava. Mas foi uma prova em que estiveram presentes bons atletas e isso também contribuiu para alcançar os meus principais objetivos.

Saio desta prova com espírito renovado. Se a Meia Maratona de Abrantes já me tinha aumentado a moral, a partir de agora vou finalmente enfrentar o que ainda há de vir esta época com outros olhos. Vamos lá a isso!


Resultados: Meia Maratona dos Descobrimentos 2017 - 10Km / Meia Maratona dos Descobrimentos 2017

Associação Vale Grande
dezembro 5, 2017
15

Comentários

  1. Parabéns Vitor pela excelente prova. Bom saber que a lesão já é passado. O vento não era intenso mas era tão gelado que fazia toda a diferença quando era contra. Senti bem isso na meia.
    Venham de lá essas conquistas :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Edgar. Mesmo assim uma pessoa quase nem se pode queixar face ao temporal que esteve o ano passado :)

      Um abraço

      Eliminar
  2. Excelente prova, Vítor!
    Agora é dar seguimento ao bom trabalho de recuperação que tens feito!
    Boa sorte para as próximas provas! Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Excelentes indicações!
    Muitos parabéns por mais este "voo"

    Um abraço e força para as próximas

    ResponderEliminar
  4. Boa prova. É bom estares a melhorar.

    "o tempo de 34m14s. E a média? 3:23/km"

    34:14 é 3:25.4/km

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigado.

      Sim isso era verdade se a prova tivesse 10km. Mas na verdade teve 10.1km (isto para não ser completamente preciso, pois o gps acusou 10140m). Isto é facilmente comprovável pois pelo que percebi a Xistarca considerou que o quilometro 9 foi aos 20km da meia maratona e sendo assim para esta prova não faltava apenas 1km para acabar mas sim ~1.1km.

      Eliminar
    2. O quilometro 9 foi aos 20km da meia maratona? Isso é um lapso gigante e algo amador da Xistarca. :/

      Eliminar
    3. Eu não vi nenhuma placa com a marcação dos 9km... aliás a partir da viragem aos 7/7.5km nunca mais vi nenhuma marcação da corrida dos 10km. Posso ter sido apenas eu que não vi mas não me parece...

      Eliminar
  5. Esse ultimo km, damn!! Parabéns, estás a voar!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela excelente prova e que as lesões estejam para trás das costas!
    Também senti muito a diferença entre o ir e o voltar na meia maratona. Como na nossa prova a volta aconteceu mais tarde, até calor senti, como se fosse verão...
    Força aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calor não senti, mas acabei a prova bem quentinho eheheh :)

      Obrigado!

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Domyos T900C

Finalmente, o prometido já há algumas semanas! Fiquem com a minha análise à p…

Zurich Maratón de Sevilla 2019

Há momentos na vida em que temos de decidir aquilo que nos define. Eu felizment…

Corrida da Árvore 2015

Sabem uma coisa? Já andava ressacado com falta de provas. Apesar de ter ido aos…

2020.

Acho que estas últimas semanas conseguem refletir bem o que 2020 está a ser. Es…

MultiSport Weekend Coimbra 2021

Não sei começar este artigo. A última vez que escrevi sobre uma prova foi em 16…

Contact Me