Descansem em paz Joma R.3000



A minha relação com os Joma R.3000 foi sempre uma relação de amor/ódio. Comecei por adorar a experiência, principalmente devido ao facto de ser um modelo com a bendita placa de carbono a um preço tão acessível. Eram responsivos e com boa qualidade de material. No entanto, essas primeiras boas sensações foram-se alterando ao longo tempo.

Bastou uma experiência com chuva, para rapidamente irem para o primeiro lugar dos ténis com menos aderência que eu alguma vez tinha experimentado. E após testá-los em competição e em treinos que a velocidade e explosão eram necessários, percebi que esta não era de todo a praia dos R.3000. Passei então a usá-los esporadicamente em treinos longos. Sempre me deu a sensação que a fadiga dos gémeos era menor quando os usava, e isso era um ponto positivo quando estamos a fazer uma sessão que a pancada vai ser constante e prolongada. 



Nos últimos meses tenho andado à porrada com uma ligeira inflamação no tendão rotuliano (perna esquerda). Ora piorava, ora melhorava. Quando estive pior, foi quando fui à Meia-maratona de Cascais em treino. Na semana a seguir, senti que tinha o tendão preso por alfinetes e tive que gerir muito bem a situação. Pensava que estava a compensar outros toques e não tentei procurar uma explicação. No entanto, este vai e vem de inflamação tornou a acontecer nas últimas semanas. 

Foi então fácil perceber que eram Joma R.3000, quando depois de os usar dois dias seguidos (coisa que nunca tinha feito), eu passei uma tarde que mal conseguia subir e descer escadas tal era a inflamação/tensão no tendão rotuliano. A minha cabeça nesse dia juntou o puzzle todo dos últimos meses e percebi imediatamente que os Joma eram os culpados desta situação recorrente. 

Reformei os R.3000 com 450km. A questão agora é: será que este é um daqueles modelos que só fazem 100/200km com qualidade? Será que na verdade as minhas pernas nunca gostaram destes Joma e ainda faziam mais uns bons quilómetros? Ou será que simplesmente tive azar com um modelo defeituoso?

Não me vou alongar muito mais pois o meu objetivo aqui não é bater no ceguinho. Apenas queria deixar registado o meu feedback final deste modelo e deixar uma pergunta para vocês: qual tem sido a vossa experiência com os Joma R.3000?

Gostaram do artigo? Apoiem o blog comprando aqui o vosso material desportivo.








Joma
maio 24, 2023
2

Comentários

  1. Comprei estes tênis depois de ler a tua review. Tenho perto de 300km e continuam a ser os tênis que uso para treinos longos. Nunca tive problemas com eles. Continuam super responsivos e em bom estado 😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cheira-me que foi mais ou menos a partir dessa quilometragem que os meus começaram a ir à vida... 👀😁

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Contact Me