Blasfémia! O ano em que não participei em nenhuma São Silvestre! E o mês que comecei a fazer bidiários. Entre outras coisas.

Provavelmente o maior título de sempre de um artigo neste blog.

Tal como no último artigo, venho falar novamente de uma primeira vez: este ano foi a primeira vez em que não participei em nenhuma São Silvestre desde que comecei a correr.


No início do mês de dezembro fiz os 10Km da Meia Maratona dos Descobrimentos e fiquei bastante contente com o meu resultado. Foi então tempo de refletir juntamente com o meu treinador qual era o plano de ataque para o mês das São Silvestre e início de 2018. Uma ideia que ficou logo assente era a vontade de participar no Campeonato Nacional de Estrada no próximo dia 13 de janeiro. Antes disso acabámos por decidir que não valia a pena o desgaste em mais nenhuma prova.

Fonte: Aleteia
Até a cara do São Silvestre parece chocada.
Pondo os pontos nos i's: é óbvio que eu gosto das São Silvestres. Existem demasiadas mas isso era outra conversa. A São Silvestre da Amadora é provavelmente a minha prova preferida até hoje. Mas a verdade é que este ano quis desfrutar da época sem pressão da competição e com todas as restrições que isso implica. "Tu és é um preguiçoso! Queres aproveitar para enfardar e desleixares-te nos treinos!". Ok. Sim e são. Sim enfardei muito mais do que seria suposto/expectável/saudável (como sempre) mas não deixei de treinar. Aliás, nunca treinei em tanta quantidade e qualidade como no último mês.

Isto deve-se ao facto de no mês de Dezembro ter começado a fazer bidiários. Calma, não comecei a treinar duas vezes todos os dias. O meu esquema de treinos continua bastante semelhante ao que era: 5 dias de treino e 2 dias de descanso. Dos cinco dias de treino, dois (normalmente à terça e quinta) passei a correr de manhã e à tarde. Obviamente que o número de quilómetros semanais aumentou mas não subiu para números absurdos (só estas últimas duas semanas é que passei os 100km semanais).

Pesquisei "running doubles" que é praticamente a tradução literal de "correr bidiários" e apareceu-me esta imagem.
Pareceu-me apropriado.
Um mês depois posso dizer que fisicamente sinto-me bem. Não sinto cansaço acumulado, sinto que o corpo já assimilou a carga a que está sujeito e sinto-me bem mesmo no final do segundo treino do dia. Em relação aos tipos de treinos que faço nesses dias, são de corrida contínua, variando a duração e intensidade, fazendo com que se mantenha sempre interessante qualquer um dos treinos.

A nível pessoal e psicológico tem sido um desafio interessante. Não vou dizer que não me rouba tempo mas também não sinto esteja a prejudicar de nenhuma forma a minha vida diária. Para começar são só dois dias por semana e quando se está disponível para fazer muito ginástica para fazer as coisas funcionarem, quase tudo se torna possível. Acreditem nesta época natalícia, com jantares de Natal de amigos e empresa e afins, foi mesmo preciso fazer muita ginástica!

Voltando ao Campeonato Nacional de Estrada, tenho a anunciar que finalmente estou federado! E que vou correr mesmo no Campeonato Nacional de Estrada e não na prova integrada, a Corrida com os Campeões. Dado que fiz grande parte do processo de registo do clube e respetiva filiação, tal como a filiação de atletas, devo dizer que se trata de um processo algo moroso e chato. E essencialmente confuso. Para o ano com a experiência vai ser bastante mais fácil mas para quem nunca fez isto e tem de fazer tudo de início (e praticamente não existe nenhum guia com informação do processo), torna-se bastante complicado e até desmoralizador. Isto de ser atleta e seccionista tem as suas partes chatas!

O artigo já vai longo mas já agora queria deixar uma atualização sobre o meu último artigo. Estou melhor mas ainda não estou a 100% da história das bolhas. Tive que andar a fazer testes com os ténis e tenho a certeza que os culpados são os meus Hoka. As razões depois falarei num artigo mais tarde mas devo dizer que estou algo desapontado com eles.

Espero sinceramente que todos os que leem aqui o meu cantinho tenham um excelente 2018! Que seja um ano de muito sucesso e que consigam atingir os vossos objetivos!

bidiários
janeiro 5, 2018
14

Comentários

  1. Uma pergunta: nos dias de descanso nao fazes mesmo nenhuma actividade fisica?
    Boas corridas e boa.sorte para 2018!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo! Sim faço. Ou faço exercícios de força (abdominais, flexões, halteres...) ou vou à natação (livre)! Não consigo ficar quieto :) mas também este trabalho que faço é como complemento à corrida. Por exemplo, trabalho abdominal qualquer pessoa que corre deveria fazer!

      Obrigado! Um excelente 2018 também para ti!

      Eliminar
  2. Muito interessante e mais um bom artigo! Força para 2018 e continua a partilhar Vitor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vitor! Não conhecia o teu blog mas vou começar a acompanhar!

      Um abraço e um excelente 2018!

      Eliminar
  3. Olá Vitor, que o Campeonato Nacional de Estrada corra muito bem, assim como todos os desafios. Bom 2018!!!
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia! Que tenhas também um excelente 2018!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá atleta federado! :)

    Que os bidiários resultem no que pretendes. E que a 13 tenhas um grande nacional.

    Quanto às São Silvestres... eu também não fiz nenhuma mas por outras razões. Em 12 épocas de corrida, foi a 2ª vez que assim sucedeu. A 1º tinha sido em 2008 quando já estava inscrito para a de Lisboa (1ª edição), Olivais e Amadora e parti o pé esquerdo uns dias antes. Desta vez já estava planeado.

    Força e um excelente 2018 para ti e todos os teus

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe continuo a ser um atleta normal, não muda nada :D vamos ver como corre o nacional no sábado!

      Acho que não há mal nenhum em não fazer nenhuma são silvestre mas é uma pergunta tradicional da época: "então e que são silvestres vais fazer?" e este a resposta foi diferente do normal :)

      Um abraço João e um bom almoço 2018 para ti e para todos os que te são queridos

      Eliminar
  5. Antes de mais, boa escolha de imagens! Por falar nisso, essa ultima parece demasiado aproximada ao trail. Deixa-te de tonteiras que agora és federado e tens outras responsabilidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem foi o mais parecido que eu vi com um gajo a correr e a desejar bom ano à mesma ehehehe

      Sim, sim, pôr os meus pézinhos em coisas diferentes de alcatrão, só em corta-matos!

      Eliminar
  6. Eu só fiz uma São Silvestre e foi puramente para a galhofa e pelo convívio. Se não ias ganhar nada em fazer uma então foi a opção certa.

    Parabéns por seres atleta federado e boa sorte não só para dia 13 mas para todo o ano de 2018! Que consigas continuar a progredir e que alcances os teus objectivos. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste bem, até me arrependi de não ter ido a uma só para estar com o pessoal. Mas preferi dar prioridade à família este ano :)

      Obrigado! Um excelente 2018 também para ti! Um abraço

      Eliminar
  7. Confessa que colocaste as imagens dos gatinhos por causa das visualizações :)

    já fui atleta federado mas a burocracia não foi comigo :) além do que já foi noutra vida, era de esperar evolução (ou não).

    Então continua a tua evolução e vai contanto por este cantinho.

    Quanto aos Hoka fiquei "triste" mas já passou: Saldos na Decathlon, todo "lampeiro" para arrebatar umas Adidas Supernova tamanho 45 a preço de mega saldo...nem uma para amostra.
    Vingança, voltei à Asics, agora versão Nimbus 19 vermelho sangue (e a valores mais baixos que nas lojas online mais conhecidas).

    Votos de Excelente 2018!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha gosto sempre de neste posts em que divago um bocado pôr umas imagens engraçadas mas esta apareceu mesmo na pesquisa por engano!

      Obrigado! Espero que a evolução continue.

      Eu agora nem sei o que fazer com os Hoka... por agora quero debelar as bolhas por completo.

      Um abraço e um excelente 2018!

      Eliminar

Enviar um comentário

Search

Popular Posts

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Kiprun KD900X

Acredito que este seja um dos artigos mais esperados desde que tenho este blog,…

Análise Joma R.3000

Não há dúvida que a palavra carbono veio revolucionar o mercado dos ténis . Des…

Contact Me